Onde mora a persistência, reside o sucesso

O esporte tem transformado vidas e dado destaque a Iguaba Grande

A prática de esportes muda, em muitos aspectos, a vida de uma pessoa. Além de estimular uma maior concentração de serotonina na corrente sanguínea, também diminui os níveis de estresse, melhorando o humor e o sono. Também ajuda no desenvolvimento de novas habilidades, aprimora os reflexos, gera novas experiências interpessoais, formando pessoas com mais senso de disciplina, respeito e espírito de trabalho em equipe.

A Prefeitura de Iguaba Grande tem feito muito pelo esporte, através de reformas e da construção de quadras poliesportivas. A secretaria de Turismo, Esporte e Lazer (SECTUR) vem buscando os melhores profissionais em diversas modalidades, como futebol, lutas marciais e esportes coletivos para integrar o grupo de professores do município. 

São muitos os grandes nomes que temos em nossa cidade que fazem diferença no esporte, trabalhando pelas crianças, jovens e adultos, levando lazer, capacitação e o nome de Iguaba Grande a campeonatos amadores pelo estado. Nesta reportagem, iremos contar um pouco da história do Professor e Treinador, Ivan Sales, que é um forte exemplo do trabalho desta equipe. 

Como treinador de basquete há mais de 20 anos, o professor chegou em Iguaba Grande há 6 anos e se encantou pela cidade. Foi contratado pela Prefeitura em 2022 para treinar a equipe de basquete e do vôlei. Agora, ele desenvolve um projeto inclusivo com crianças e adolescentes, com o vôlei de praia e de quadra, e com os adultos no basquete, que vem se destacando em campeonatos amadores pelo estado.   

O destaque dos gigantes do basquete

No nosso município, o basquete vem, a cada ano, se destacando mais. O time de Iguaba Grande foi campeão do primeiro Open Basquete Amador Black Knights, em Araruama, em 2022. Este ano, a equipe Iguaba Basquete, está participando do Campeonato Estadual Adulto Amador, a Liga Super Basquete 2023. A competição iniciou em abril com vitória do Iguaba sobre os Bravos de São Gonçalo.

“Em maio de 2022, Ivan chegou e vimos que nossos sonhos eram parecidos e que poderíamos transformá-los em realidade. Assim, buscamos ajuda junto à secretaria de Turismo, Esporte e Lazer, que imediatamente abraçou a ideia, e hoje o time de Iguaba é reconhecido no RJ, por nossa estrutura e organização. Devemos isso aos secretários Ricardo Coutinho, à antiga secretária Carla Valle, ao vereador Marcelo Durão, ao Sub-secretário de Governo Fábio Costa e, claro, ao nosso mestre, Ivan. Sabemos que ainda temos muito o que conquistar, mas com o incentivo que temos, acredito que chegaremos muito longe”, contou o atleta do Iguaba Basquete, Dhiego Cardozo. 

“A intenção do projeto é incentivar o time adulto, que está jogando este ano a Liga A do Campeonato Estadual Amador. O objetivo é fazer uma boa reputação no cenário do basquete carioca, e assim começar um trabalho com as crianças e formar uma base, inclusive atendendo as crianças PCD. E encontramos muita parceria com a Prefeitura e a secretaria para levar o esporte a todos da cidade”, concluiu o treinador Ivan Sales. 

A inclusão que a rede não separa

Pelo destaque em competições mundiais, como as olimpíadas, o voleibol é um dos esportes mais procurados pela garotada. Em Iguaba Grande, a orla da Lagoa está sendo o cenário para os treinos, devido às obras de revitalização da Quadra Poliesportiva do Boa Vista. Em abril de 2023, um novo espaço foi disponibilizado pelo Secretário da SECTUR, Ricardo Coutinho, ao lado da Arena de Frescobol, para estabelecer o vôlei de praia como uma modalidade regular. São mais de 80 jovens beneficiados com o projeto da secretaria de Turismo, Esporte e Lazer.

O professor Ivan reúne todas as terças-feiras crianças a partir de 6 anos para treinar e levar disciplina, espírito de equipe e transformar a vida dos jovens Iguabenses. O treinador sabe a história de cada um de seus alunos e procura, individualmente, ajudar a levar esperança a eles e seus pais. 

Sendo orientado pelo psicólogo de seu filho, Ronald Martins, buscou o vôlei para seu filho Lucas Martins, de 17 anos, com diagnóstico de Transtorno do Déficit de Atenção com hiperatividade (TDAH). Em poucas semanas observou uma melhora significativa na forma de agir do menino. Emocionado, Ronald contou um pouco de sua experiência: “Hoje o vôlei transformou meu filho em uma pessoa mais comunicativa com as pessoas, lhe deu mais disciplina e a interação com os colegas melhorou demais. Isso me encanta como pai. Me comove ver como o esporte mudou a vida dos meus filhos, pois até meu outro filho, de 9 anos, que tem Autismo, se interessa em ver o irmão jogar”. 

Já a busca pelo esporte pela Kamilla Santos, mãe do pequeno Lucas de 11 anos, foi para voltar a socializar o filho após a Covid-19. “Esse projeto foi ótimo, pois, desde a pandemia, ele ficou viciado em celular. Eu e meu marido começamos a incentivar que ele praticasse algum esporte e, como ele sempre gostou de vôlei, trouxemos ele. Hoje ele está super feliz, diminuiu a ansiedade e o celular vem perdendo espaço na vida dele”. 

Para Ivan, poder fazer a diferença na vida das pessoas é um propósito, e o apoio da Prefeitura nas questões ligadas ao esporte são vitais para manter seu sonho vivo. 

“Eu faço parte de uma equipe de profissionais incríveis, que trabalha muito por nossos jovens. Com a ajuda da Prefeitura, pois sem ela seria impossível chegar onde estamos, posso trabalhar com esses meninos e meninas, dando um caminho para eles. Ver um aluno chegar sem saber nada sobre o esporte e com dificuldade de interação com outras crianças e hoje vê-lo, não somente dominando lindamente a modalidade, mas, principalmente, também fazendo novas amizades e tendo sua vida transformada, me emociona muito”, finalizou o professor.

 

Galeria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CONVOCAÇÕES DE ALUNOS DO
PRÉ-I(MANHÃ) E PRÉ-II (TARDE)