IGUABA GRANDE
CONHEÇA A HISTÓRIA

De origem tupi, Iguaba significa “lugar de muitas águas, bebedouro”. Conhecida como a princesinha da Região dos Lagos, com uma área territorial de 50,977 km² e, de acordo com o último censo do IBGE, possui atualmente 28.837 habitantes.

Como uma cidade que olha para o futuro, mas não esquece seu passado e suas raízes, Iguaba sempre demonstrou sua grandeza e potencial. Desde a época em que a região era destino e caminho de tropeiros; quando era cortada pela ferrovia, por onde passava a locomotiva a vapor. Desde os tempos da antiga caieira, a importante fábrica de farinha de ostra, que abastecia a capital.
Iguaba foi emancipada no dia 13 de março de 1994, e de lá até aqui muita coisa aconteceu, e o futuro veio cada vez mais veloz! O progresso chegou, a ferrovia acabou, e a população cresceu. Os cerca de 500 habitantes que viviam nestas terras lá pelos anos 40, hoje já são quase trinta mil!
A cidade é banhada pela maior laguna de massa de água hipersalina em estado permanente no mundo. Águas que sustentam o pescador, refrescam o corpo e são perfeitas para os esportes náuticos. Pessoas do mundo inteiro vêm para cá a fim de desfrutar dessa beleza, estudar e observar a raridade de nossas aves, insetos e plantas. A natureza aqui é um espetáculo à parte!
A cidade que presenteou a todos com um Parque Municipal, a Lagoa de Bulcão, suas trilhas e belezas naturais; que cresce com responsabilidade e respeito por seu patrimônio histórico, com a Casa de Cultura, a Ilha de Santa Rita e a Capela de Nossa Senhora da Conceição.
Mas Iguaba Grande é, acima de tudo, sua gente. Essa gente diversa, de muitas cores, de muitos credos, mas que segue de mãos dadas no caminho da paz e do respeito.
Gente do charmoso centro urbano, que vende, que compra, que dirige, e que mantém, com seu esforço essa grande engrenagem girando sempre;
É gente do campo, que acorda antes do sol; que planta, que colhe, que trabalha a terra com amor e habilidade; que alimenta a cidade com os frutos de seu trabalho, e com seus costumes e tradições.
Com apenas 26 anos de emancipação político administrativa, a cidade não para de crescer…
Venceu desafios no passado, os enfrenta no presente, e a cada dia se estabelece como lugar de prosperidade, justiça e esperança.