Novo Centro de Saúde da Mulher e da Criança e Central Municipal de Imunizações são inaugurados

O espaço, que também terá uma Central Municipal de Imunizações, pretender atender mais de 1400 pessoas por mês

A Prefeitura Municipal de Iguaba Grande, por meio da secretaria de Saúde, entregou à população da cidade, o Centro de Saúde da Mulher e da Criança, que agregará a nova Central Municipal de Imunizações. O espaço, inaugurado nesta sexta-feira (23) recebeu o nome de Jardelma Coutinho Mattos, mais conhecida como “Delminha”, mãe do ex-vereador Leandro Coutinho.

Os familiares de Dona Delminha estiveram na solenidade e muito emocionados ouviram as palavras de seu filho, Leandro Coutinho. “Estamos muito felizes, os amigos e família. Aqui ela residiu, atendeu e ajudou as pessoas. Quando recebi o contato da secretária Carla, fiquei muito emocionado pela homenagem e por hoje minha mãe ter seu nome na Clínica da Mulher”, disse Leandro.

Estiveram presentes no evento, o secretário de Turismo, Esporte e Lazer, Marcelo Durão, o secretário de Educação, Jales Lins, na secretária de Assistência Social, Trabalho e Renda, Claudia Souza, o secretário de Agricultura, Vagnei Lessa, o secretário de Cultura, Miquéias Gomes, o secretário de Planejamento, Eron Bezerra e o secretário da Adjunta e Desenvolvimento, Marcelo Costa. O Chefe de Gabinete e Secretário de Ordem Pública, Fábio Costa expressou sua satisfação com a saúde no município. “Quando hoje vejo esse equipamento, mais amplo e mais confortável para nossas mulheres e crianças, nós temos a certeza que nossa cidade está no caminho certo”, disse Fabinho.

O poder legislativo foi representado pelos vereadores Alan Rodrigues, Tikinho, PC Brazil, além da representante das mulheres na Câmara, Silvana Grimauth. “Temos uma mulher a frente desta Secretaria, que sabe a importância do acolhimento da mulher em espaços dignos, com serviços que funcionem de verdade. Sabemos da necessidade do acompanhamento dos indicadores de saúde da mulher, da criança e, com isso, quero agradecer a toda a equipe da saúde que trabalha com vontade”, falou a vereadora.

A secretária de Saúde, Carla Valle, enfatizou a união de todos os secretários que contribuíram para que, mais esta conquista, chegasse até a cidade e agradeceu o apoio do Prefeito Vantoil Martins. “Disse no início da minha gestão que havia muito a se fazer. Que precisávamos de espaços mais dignos para à população e uma das nossas prioridades era melhorar o Materno-Infantil. Saúde não é só feita de espaços bonitos, mas de pessoas que acolhem, por isso agradeço a toda a equipe da saúde”, disse Carla Valle. “Estou muito feliz com este novo espaço. Espero que todos se sintam abraçados por toda a equipe”, completou a Coordenadora do Centro de Saúde e da Mulher e da Criança, Jaçary Santana.

O Centro de Saúde da Mulher e da Criança continuará o importante trabalho realizado no Materno-Infantil, que atende hoje  cerca de 1400 usuários por mês. O equipamento contará com triagem Neonatal e os Serviços de Pediatria, com: Endócrino Pediatra, Fonoaudióloga (teste da linguinha e orelhinha), seis Pediatras, além de na Ginecologia e Obstetrícia, serem disponibilizados: três Ginecologista, dois Obstetras (alto risco) e um Mastologista. O trabalho da Fisioterapia Pélvica, pioneiro na cidade, também ganhará um espaço exclusivo.

Enquanto a Central Municipal de Imunizações irá agrupar toda a vacinação do município, de crianças, adultos e idosos. O local será o local de abastecimento das vacinas do município, enquanto a Sala de Vacina, concentrada hoje no Materno, também será no espaço. Todas as vacinas de rotina da criança, do adulto, da gestante e do idoso serão aplicadas. As vacinas que não estão preconizadas nas cadernetas, como a antirrábica, também serão aplicadas. Outro diferencial para as mamães será o Teste do Pezinho, um exame médico utilizado para o diagnóstico precoce de várias doenças. Vale ressaltar que os usuários das UBSs continuaram a receber vacinas em suas unidades de referência.

“Estamos muitos felizes de podermos estar inaugurando mais uma obra, mais uma ação de governo e quando voltado para a criança e a mulher, nós deixa ainda mais satisfeitos. Quando a secretária me procurou com esse projeto e sugeriu o nome de Dona Delminha rapidamente aceitei, pois não tem homenagem mais apropriada a um projeto que cuida de mães e mulheres. Quando assumi sabia do grande desafio que tinha e sei que ainda temos muito a fazer, mas quando vejo um morador feliz com as mudanças da cidade percebo o quanto estamos no caminho certo”, concluiu o Prefeito Vantoil Martins.

O local começará os atendimentos na próxima segunda-feira (26) e está localizado na Avenida Paulino Rodrigues de Souza, ao lado da Capela Nossa Senhora da Conceição, e funcionará de segunda a sexta, das 08h às 17h.