Moeda Social Caboclinho celebra seu 1º ano de funcionamento

Atualmente, o programa de transferência de renda atende 2.571 famílias em situação de vulnerabilidade, com o valor mensal de 160 caboclinhos.

A Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Renda, na última terça-feira, dia 17 de outubro, realizou uma cerimônia em comemoração ao 1º ano de funcionamento da Moeda Social Caboclinho em Iguaba Grande. O encontro reuniu autoridades, servidores e representantes do comércio que contribuíram para que o Programa de Transferência de Renda fosse um sucesso.

Atualmente, o programa de transferência de renda atende 2.571 famílias em situação de vulnerabilidade, com o valor mensal de 160 caboclinhos, equivalentes a 160 reais, com objetivo de garantir mais autonomia e dignidade à população.

O programa tem sido fundamental para a economia da cidade, já que tem movimentado mais de meio milhão de reais no comércio local e o número de empresas cadastradas já ultrapassa 195.

Para seleção das famílias, foram utilizados dados traçados pelo sistema do Cadastro Único, que verifica o perfil socioeconômico dos moradores, levando em consideração os requisitos da lei: possuir renda per capita mensal de até 50% do salário mínimo nacional e residir na cidade há pelo menos 3 anos. Sendo assim, não existem inscrições, os nomes são lançados mediante chamamento público, pelo site oficial.

Quando lançada, a Moeda Social previa o auxílio mensal no valor de 120 Caboclinhos por mês, o equivalente a R$120 reais. Aproximadamente no mês de fevereiro de 2023 foi aprovado o aumento para R$160 reais mensais e a partir do mês de março o valor recebeu a atualização.

A Lei, sancionada em 2022, prevê que o auxílio pode ser entregue a até 2.717 famílias, sendo assim, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Renda, vem trabalhando para que mais um edital seja lançado ainda neste ano.

“Nós estamos proporcionando para estas famílias autonomia e dignidade para comprarem o que elas quiserem. Estamos muito contentes em poder proporcionar esta garantia de direitos a nossa população e estamos trabalhando para, em breve, alcançarmos mais famílias com esse benefício, como preconiza a lei.” Disse a secretária, Cláudia Souza.

Vale lembrar que o programa é monitorado pela Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Renda, que verifica quais beneficiários permanecem dentro dos requisitos, enquanto os comerciantes que queiram fornecer bens e serviços, pela moeda social, podem se credenciar a qualquer momento por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Urbano.

“Este programa representa muito para nossa cidade, não só no aspecto social, mas também no fomento à economia local. Nós estamos muito felizes em garantir a melhoria na vida dos moradores de Iguaba Grande que precisam, assim como, na dos comerciantes da nossa cidade, que movimentam mais de meio milhão por meio da Moeda Social.” Disse o Prefeito, Vantoil Martins.