Material de apoio escolar começa a ser distribuído em Iguaba Grande

Medida serve para exercitar a capacidade dos estudantes da rede pública de ensino

Com a suspensão provisória das aulas na rede municipal de Ensino de Iguaba Grande por causa das ações de prevenção ao coronavírus, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura vai disponibilizar a partir de amanhã (3) o material de apoio aos estudantes em todos os canais de comunicação de cada Unidade Escolar (WhatsApp, Facebook e Instagram). A proposta, de acordo com o Secretário da pasta, Fred de Carvalho, é que as crianças e adolescentes, em conjunto com pais e responsáveis, realizem as atividades sugeridas por sua escola, mantendo-se próximos e atuantes no processo pedagógico: “Acreditamos muito no potencial dos nossos alunos, e sabemos que diante de uma situação tão complexa como esta eles podem responder com criatividade, solidariedade e compreensão, contando com a participação dos responsáveis”, explicou.

As atividades serão separadas por ano de escolaridade, componente curricular e projetos didáticos, tudo devidamente preparado pelos professores das disciplinas. Além do material online, os responsáveis também terão a opção de fazer a retirada das apostilas no prédio da escola onde o aluno estuda. Para evitar aglomerações, e manter o distanciamento social, previsto no Decreto Municipal nº 1.892/2020, a entrega será feita de acordo com a peculiaridade de cada escola. Para isso o secretário pede que os responsáveis acessem as redes sociais de cada colégio para conferir as orientações. Fred informou ainda que para proteger os funcionários que atenderão o público, a Secretaria de Saúde vai distribuir equipamentos de proteção individual (EPI).

A Secretaria de Educação estuda ainda a elaboração de vídeo aulas ou apresentações de power point. Por enquanto, de acordo com Fred, a medida não vai substituir as aulas presenciais. “É bom frisar que, até o momento, esse é só um material de apoio para o aluno exercitar a mente e o aprendizado enquanto estiver em casa, de quarentena”, esclareceu. Apesar de ser um complemento, as crianças das creches municipais também receberão conteúdo de apoio.

As aulas estão paralisadas desde o último dia 16 de março, por meio do Decreto Municipal Nº 1.885/2020, definindo que as unidades escolares entrariam em férias coletivas antecipadas a partir do dia 16 de março. O último Decreto (1.892/2020), assinado no dia 30 de março, informa que as aulas continuarão suspensas pelo menos até o dia 12 de abril.