Mais de 70% dos idosos de Iguaba Grande já receberam a vacina contra a gripe

Entre os profissionais de saúde mais de 93% já foram imunizados

Do total de 3.911 idosos cadastrados nas UBSs de Iguaba Grande, 2.768 já receberam a vacina contra a gripe em casa. Outros 1.143 receberão a visita do agente de saúde nos próximos dias. De acordo com o calendário do Ministério da Saúde, o prazo para imunização deste grupo vai até o dia 15 de abril. Quem tem mais de 60 anos, mora em Iguaba, mas não tem cadastro em nenhuma UBS, deve entrar em contato com a Ouvidoria da Saúde informando nome, telefone e endereço, através dos telefones (22) 2634-3738 e 2634-3808 (ramal 222), ou pelo email ouvidoriasaude@iguaba.rj.gov.br

Em Iguaba Grande a vacinação para idosos teve início no último dia 23 e começou pelos acamados e pessoas com mais de 80 anos. Para os profissionais de saúde a vacina começou um pouco antes, no dia 19, e também segue até o dia 15 de abril. Até agora 93% dos profissionais já receberam a vacina contra a gripe na Policlínica Municipal. “Estamos sempre reforçando que esta vacina não imuniza contra o coronavírus, mas se torna importante porque agiliza na confirmação de casos do novo Covid-19 já que permite que o médico descarte a Influenza em pessoas já imunizadas. Contra o Covid não existe nenhuma vacina ainda, e a melhor forma de prevenção é ficar em casa, principalmente para os idosos. Por isso optamos pela vacinação domiciliar, para preservar quem tem mais de 60 anos”, explicou o secretário de Saúde, Valdeci Júnior.

Seguindo o calendário do Ministério da Saúde, a partir do dia 16 a campanha será para professores das escolas públicas e privadas e profissionais das forças de segurança e salvamento. A partir de 9 de maio será a vez das crianças de 6 meses a 6 anos, adultos com idade entre 55 e 59 anos, doentes crônicos, grávidas, puérperas e pessoas com condições especiais.