A Liga do Natal é um projeto itinerante com atrações para toda a família. A programação é inteiramente gratuita e acessível, o evento acontecerá no próximo domingo (11), na Praça da Estação, a partir das 16h, contando com espetáculo teatral, filme, brincadeiras e distribuição de gibis.
Em uma narrativa leve e divertida, tanto a peça teatral quanto o filme – Liga do Natal, uma aventura no Rio – apresentam temas cotidianos e pautam questões como sustentabilidade, diversidade e inclusão. A acessibilidade é garantida: o espetáculo presencial e o filme contam com tradução em libras e audiodescrição, para que todos os públicos possam vivenciar as atrações.
“A Liga do Natal tem o propósito de reacender no público a magia natalina, a partir de atividades que promovam o encontro, a socialização e a partilha de valores como fraternidade e respeito às diferenças”, comenta a Diretora Geral Priscylla Mesquita.
O espetáculo e o filme possuem roteiros originais que apresentam os personagens da Liga como uma grande família e a trama traz diversidade, a personagem Mamãe Noel assume o protagonismo e é representada por atrizes negras.
O projeto conta com o patrocínio da Enel Distribuição Rio, do Governo do Estado do Rio de Janeiro, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e apoio das Prefeituras que recebem a Liga, além de Iguaba Grande, serão realizadas 9 apresentações pelo Estado.
“Contribuir para a difusão da cultura e a descentralização das políticas culturais no Estado é fonte de orgulho para a nossa empresa”, afirma Fernando Rodrigues, responsável por Marca na Enel Brasil. Danielle Barros, Secretária de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, complementa: “A Lei Estadual de Incentivo à Cultura possibilita a união de esforços entre Estado, iniciativa privada e sociedade civil, o que culmina com a ampliação do acesso à arte e à cultura no estado. A Liga do Natal é um projeto comprometido com essa pauta.”
A Liga do Natal é derivada da Vila Encantada de Natal, que estreou em 2015, com realização da produtora Universus. De característica transmídia e multiplataforma, o projeto vai além da programação presencial e permite que crianças e adultos acompanhem os conteúdos exclusivos também no ambiente online – com trilhas originais da trama no Spotify, vídeos de receitas ou no estilo ‘faça você mesmo’ no Youtube e muitos memes divertidos alusivos à época no Instagram ou no grupo fechado no Whatsapp.