Largo da Comporta do Rio Salgado em Iguaba Grande recebe vistoria do MPF

Ação discute mais uma etapa sobre a despoluição da Lagoa de Araruama

O MPF (Ministério Público Federal) está realizando vistoria em pontos da Lagoa de Araruama em que são despejados esgoto, com o objetivo de alinhar soluções para revitalização da Lagoa. Na tarde desta quinta-feira (21), Iguaba Grande recebeu a vistoria no Largo da Comporta do Rio Salgado, coordenada pelo Procurador da República, Leandro Mitidieri e acompanhada pelo Prefeito Interino Leandro Coutinho; o Secretário de Meio Ambiente, Francisco Neto; o Presidente da Prolagos, Sérgio Braga, o Superintendente da Águas de Juturnaíba, Carlos Gontijo, além de representantes do Inea (Instituto Nacional do Ambiente), da Agenersa e técnicos das Concessionárias.

O planejamento é que a revista seja realizada em 50 pontos onde ocorre derramamento de esgoto na Laguna, que se estende à cidade de Iguaba Grande, além de Saquarema, Araruama, São Pedro da Aldeia, Cabo Frio e Arraial do Cabo.

A vistoria é uma realização do MPF em parceria com os projetos locais “Pescadores da Lagoa” e “SOS Lagoa”. Segundo o Procurador da República, Leandro Mitidieri, será feito um estudo próprio de despoluição para cada cidade. “A boa notícia é que vai acontecer uma reunião específica em Iguaba Grande para tratar da questão de rede separativa. Os outros municípios também terão esse encontro para buscarmos tratamentos direcionados às necessidades de cada cidade”, destacou Mitidieri.

Na ocasião, o Procurador ressaltou o evento que o município receberá no dia 30, o “Iguaba de Ponta a Ponta”, com ação voluntária e educacional de limpeza da Laguna na Ponta da Farinha, Praia dos Ubás, Cidade Nova, Centro, Popeye e Andorinhas. “Essa ação é mais um capítulo do projeto MPF Praia Limpa com a ONG Mar sem Lixo e apoio da Prefeitura de Iguaba Grande. As ações do MPF precisam da ajuda dos munícipes”, concluiu Leandro Mitidieri.

O Prefeito Interino Leandro Coutinho lembrou o último encontro sobre o assunto que reuniu o Procurador da República, Prefeitos de cidades da Região dos Lagos, autoridades e órgãos ambientais, no incansável trabalho de busca por soluções para a revitalização da Lagoa. “Conversamos com a Prolagos sobre ações para melhorar a situação do saneamento do nosso município e, também, para revitalização da nossa Lagoa de.Araruama. Já marcamos uma reunião com a Concessionária para incluir obras de rede separativa nas margens do Rio Salgado”, falou o Prefeito Interino que, na oportunidade, parabenizou as entidades de pesca, secretarias municipais e todos os envolvidos que estão empenhados na ação. “É essencial a participação de todos para buscarmos melhorias para a situação ambiental do município e para a Lagoa de Araruama”, completou Leandro Coutinho.

Texto: Lívia Lisle

Fotos: Andréa Morais