Caro visitante, informamos que, em conformidade com a Lei nº 9.504/1997, Art. 73, VI, b, nosso portal terá um conteúdo limitado durante o período eleitoral.
Pedimos desculpas por qualquer inconveniência que isso possa causar e agradecemos sua compreensão.

Junho Violeta: A campanha de combate à violência contra pessoa idosa foi marcada por diversas atividades em Iguaba Grande

A secretaria da Pessoa Idosa e Envelhecimento Saudável promoveu uma programação completa para todo o mês.

A Prefeitura Municipal de Iguaba Grande, por meio da secretaria da Pessoa Idosa e Envelhecimento Saudável, promoveu inúmeras atividades voltadas para a campanha de combate à violência contra a pessoa idosa durante todo o mês de junho.

O “Junho Violeta” é a campanha destinada à conscientização sobre a violência contra a pessoa idosa, culminando com o dia 15 de junho, data reconhecida desde 2006 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e a Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa, como o dia Mundial de Conscientização sobre a violência contra essa parcela da população.

Para marcar a data, foram realizadas diversas palestras durante as rodas de conversa, contando com a participação dos psicólogos Karen Souza e Adriano Giron e as assistentes sociais da pasta, Karina Miranda e Débora Imenes, que orientaram sobre os tipos de violência e como identificá-las. Além disso, em parceria com a secretaria de Saúde, a coordenadoria da saúde da pessoa idosa esteve presente, trazendo cartilhas de informação e esclarecendo dúvidas sobre como proceder em casos de violência. Visando ampliar a divulgação da campanha, o professor Pedro Scansetti organizou aulões temáticos, em alusão à data.

A programação ainda contará com a Patrulha da Pessoa Idosa do município de Volta Redonda, que estará visitando a Cidade do Idoso na próxima semana. O encerramento será no dia 28 de junho, com uma caminhada até a Praça Edyla Pinheiro, finalizada com um animado aulão de dança e alongamento.

A secretária da pasta, Cristiane Rito, ressaltou a importância da campanha: “Iguaba conta com aproximadamente 28% da população idosa, é um número expressivo em nossa cidade. Sendo assim, nós precisamos reforçar quais são os direitos da pessoa idosa, os tipos de violências existentes e como podem conseguir ajuda.”