Jovens do Cidadão Participativo de 2021 recebem certificado de conclusão

A cerimônia foi realizada no Centro Multiuso; Novo processo seletivo para o Cidadão Participativo 2022 está em andamento

Nesta segunda-feira (20) 100 jovens do Projeto Cidadão Participativo receberam o certificado de conclusão, referente ao ano de 2020/2021. A cerimônia foi realizada no Centro Multiuso.

Para Alexandre Teixeira, responsável do projeto, “a jornada foi complicada, com momentos de dificuldades e desafios, mas graças a parceria dos secretários e das pessoas diretamente ligadas ao jovem essa certificação pode ser concluída. Essa é uma vitória pessoal para todos que estão aqui, e também para o município em termos de iniciativa governamental, isso tem que ser louvado, tem que ser enfatizado”. Afirmou.

As aulas teóricas foram realizadas em janeiro de 2020, porém, devido a pandemia, o grupo de jovens só iniciou os trabalhos em agosto de 2020. Em maio deste ano, o prefeito Vantoil Martins prorrogou o projeto por seis meses para que os participantes não fossem prejudicados.

“A maioria dos jovens já saem do projeto sabendo a carreira que deseja seguir, após a observação da importância de cada profissão, todas elas tem o seu valor independente do grau, todos são importantes dentro do contexto de trabalho, e eu fico muito feliz em poder estar participando dessa etapa da vida de cada um. Agora os jovens serão inseridos no balcão de emprego da cidade capacitados para o mercado de trabalho.”  Comentou Andrea Fabíola, Diretora de Trabalho e Renda,

“O governo tem um carinho muito grande por esse projeto, que vem crescendo cada vez mais em nossa gestão. Nosso objetivo é oferecer aos jovens a qualificação necessária para serem inseridos da melhor forma possível no mercado de trabalho.” Reforçou a secretária de Assistência Social, Claudia Souza.

Novo processo seletivo

O processo seletivo para o Cidadão Participativo 2022 está em andamento. Foram cerca de 120 jovens aprovados na prova escrita. No momento os jovens estão realizando as entrevistas psicossociais. A previsão é que os jovens comecem as aulas teóricas em janeiro de 2022.

O projeto Cidadão Participativo é realizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Renda e tem o objetivo de dar oportunidade aos jovens, de 16 a 24 anos, de Iguaba Grande ingressarem no mercado de trabalho. Os candidatos recebem um auxílio financeiro mensal no valor de meio salário mínimo.