Janeiro Roxo: mês de enfrentamento da hanseníase

A campanha de 2024 irá começar hoje na Policlínica com uma Sala de Espera e se estenderá por todo o mês

O Janeiro Roxo, mês de enfrentamento da hanseníase, visa ampliar a detecção e o combate de novos casos de hanseníase na cidade. Por essa razão, a Prefeitura de Iguaba Grande, por meio da secretaria de Saúde, e com apoio do Programa Municipal de Controle de Tuberculose e Hanseníase, promove nesta terça-feira (09), a partir das 13h, na Policlínica, uma Sala de Espera sobre o tema.

Coordenada pela dermatologista, Bianca Guaraldi, a fisioterapeuta, Elaine Aguiar e as enfermeiras, Mariana Jardim e Jaqueline Genaio, a atividade compõe a programação especial do Janeiro Roxo, que acontecerá ao longo deste mês. A Coordenação do Programa de Hanseníase executa um importante trabalho no município e realiza constantes ações coordenadas buscando facilitar o acesso ao diagnóstico e garantindo que o tratamento seja realizado de forma oportuna para evitar sequelas irreversíveis.

Segue a programação das próximas salas de espera:

• 10/01 – UBS Iguaba Pequena, às 9h30;
  • 18/01 – UBS Centro, às 15h;
  • 25/01 – UBS Pedreira, às 14h; e
  • 26/01 – UBS Nova Iguaba, às 09h.

Entenda a doença

A hanseníase é uma doença crônica e transmissível, provocada pela bactéria Mycobacterium leprae. Caracteriza-se pela alteração, diminuição ou perda total da sensibilidade térmica, dolorosa, tátil e muscular, principalmente em mãos, braços, pés, pernas e olhos, podendo gerar incapacidades permanentes.

A transmissão ocorre quando uma pessoa com hanseníase, na forma infectante da doença, sem tratamento, elimina o bacilo para o meio exterior, infectando outras pessoas suscetíveis, ou seja, com maior probabilidade de adoecer. A forma de eliminação do bacilo pelo doente se dá por meio do espirro ou tosse, sendo necessário um contato próximo e prolongado para infecção.

Se você apresenta sintomas como manchas claras ou vermelhas na pele com diminuição da sensibilidade, dormência e fraqueza nas mãos e nos pés, procure uma Unidade Básica de Saúde. A Hanseníase tem cura, o tratamento é gratuito e acessível a todos.