Iguaba vai sediar Fórum Interdisciplinar sobre a Síndrome de Down

Evento vai discutir diagnóstico e outros aspectos

Representantes de vários municípios da Baixada Litorânea estarão em Iguaba Grande no próximo dia 20 para o I Fórum Interdisciplinar sobre Síndrome de Down. O evento acontecerá das 8 às 16h30m, no Cer-Flore’Ser, localizado na Rua Antônio Teixeira, nº 40, bairro Cidade Nova.

Com apoio da Prefeitura, o evento tem como objetivo compartilhar experiências multidisciplinares envolvendo profissionais de várias áreas, além de familiares, cuidadores e demais interessados. Na parte da manhã serão feitas mesas relacionadas à Saúde, como a importância da identificação precoce, por exemplo. Já na parte da tarde serão abordados temas referentes à Assistência Social, Educação e Cultura.

De acordo com o Cadastro Municipal da Pessoa com Deficiência – Síndrome de Down feito pelo Cer-Flore’Ser, Iguaba Grande possui cerca de 31 pessoas identificadas com a síndrome. “É um número bem expressivo, por isso precisamos estar alinhados às políticas públicas para esses pacientes”, disse a Coordenadora do Cer-Flore’Ser, Tecla Nunes, lembrando que o Fórum permitirá abertura de um importante canal de discussão sobre a Síndrome de Down. Confira toda a programação:

8h: Inscrições

8h30: Palestra sobre a detecção da Síndrome e Down no pré-natal

9h: Palestra sobre Síndrome de Down e Puericultura: abordagem inicial ao recém-nascido e sua família

9h30: Palestra sobre cardiopatia na Síndrome de Down

10h: Intervalo

10h30: Palestra sobre desafios do tratamento fora do domicílio no que se refere aos cuidados no pré e pós-operatório de pacientes com Síndrome de Down

11h: Abertura para perguntas

13h: Mesa com representantes do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (CONDEF)

13h20: Mesa com APAE

13h40: Mesa com a psicóloga Carla Figueiredo, e a fonoaudióloga Flávia Macedo, sobre a importância da estimulação precoce para o desenvolvimento da criança com Síndrome de Down

14h30: Mesa com profissional do Núcleo de Apoio ao Estudante (NAE) falando sobre educação com abordagem sobre a importância da inclusão.

15h: Mesa com Allan Lobato sobre protagonismo e cultura

15h30: Apresentação de dança com Allan Lobato