Ligue para a Prefeitura (22) 2624-3275
ouvidoria@iguaba.rj.gov.br
Ligue para a Prefeitura (22) 2624-3275
ouvidoria@iguaba.rj.gov.br

Iguaba sai na frente em busca da reativação do Consórcio Intermunicipal Hemolagos

Iguabenses serão beneficiados com serviços de hematologia clínica, além da coleta e fornecimento de sangue

Por Evelyn Lole

Pensando em melhorar a assistência à saúde no município de Iguaba Grande, inclusive ofertar o serviço de hematologia clínica que estuda e trata doenças do sangue, o Prefeito Vantoil Martins, juntamente com o secretário de Saúde, Valdeci Júnior, o secretário de Governo, Jalens Lins, e o secretário de Planejamento, Eronildes Bezerra, reuniram-se esta semana para discutir a reativação do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Baixada Litorânea – CISBALI, com o secretário de Saúde de Búzios, Dr. Marcelo Amaral e os representantes do Hemolagos, consórcio regional em atividade na área de coleta e produção de hemocomponentes.

“Já passou da hora do Hemolagos ampliar o seu rol de serviços para além da coleta e fornecimento de sangue, ofertando, também, o serviço de hematologia clínica para auxiliar a região da Baixada Litorânea no diagnóstico de doenças do sangue, sendo essencial o apoio dos prefeitos nessa demanda”, comenta Marcelo de Oliveira, diretor executivo da Hemolagos que participou da reunião, juntamente com o assessor jurídico, Dr. Ian Barreto representando a Instituição.

A hematologia clínica é a especialidade que cuida de pacientes com leucemia, linfoma, mieloma múltiplo e outras doenças malignas, além das benignas, como anemias adquiridas ou congênitas, púrpura e coagulopatias. Os representantes do Hemolagos estão buscando parcerias de prefeituras na região litorânea para viabilizar a prestação do serviço.

Sobre o CISBALI, são necessários três municípios para reativar seu funcionamento. Iguaba Grande foi a primeira cidade a sair na frente com o Projeto de Lei que em breve será enviado a Câmara Municipal para aprovação entre os parlamentares.

“O prefeito já determinou fazer esse projeto e o objetivo é ter uma região mais forte não só na questão do sangue, mas também aumentar o ‘leque’ de atendimentos”, afirma o secretário de Planejamento, Eronildes Bezerra. Segundo Valdeci Júnior, secretário de Saúde de Iguaba, a reunião visa tomar algumas iniciativas para junto com os prefeitos da Baixada Litorânea trazer um grande avanço para todos os municípios da região.

O objetivo da reunião, para o secretário de Saúde do município de Búzios, foi o de avançar com o projeto de unificação da Baixada Litorânea, através do CISBALI, que “é a ferramenta ideal neste momento de pandemia, permitindo o suporte entre os municípios e a busca de recursos financeiros que melhorem as condições da Saúde na região”, acrescenta.

O Hemolagos é um consórcio entre os municípios da Baixada Litorânea que presta serviços de coleta e distribuição de sangue e componentes para as unidades de saúde pública que prestam atendimento ao SUS. Com a aprovação do Projeto para a reativação do CISBALI, serão ampliadas as ações no município de Iguaba Grande, podendo receber orçamento anual que flexibilizará uma melhor gestão na prestação de serviços à saúde.

Destaques