Iguaba participa de reunião com a Rede Trilhas para sinalização da trilha 

Nesta segunda (12) foi realizada uma reunião a fim de acertar os detalhes da adesão do município de Iguaba Grande à política pública Nacional de Trilhas de Longo Curso e Conectividade – Rede Trilhas (portaria conjunta nº 407 de 2018).

A reunião tratou da participação de Iguaba Grande no percurso “Volta ao Rio”. No Estado do Rio de Janeiro está em construção a Trilha Nacional Volta ao Rio, com as trilhas regionais e locais, uma iniciativa da Rede Trilhas, com apoio do INEA, ICMBio, SETUR e TURISRIO, e irá conectar os principais atrativos naturais, turísticos e culturais do nosso estado. Como trilha de longo curso, irá alcançar, aproximadamente, 1200 km, conectando destinos das regiões Metropolitanas, Costa Verde, Costa do Sol, Vale do Café, Serra Verde Imperial e Agulhas Negras. 

O secretário de Meio Ambiente, Vinícius Lavalle, afirma que o objetivo é fortalecer o ecoturismo. “É muito interessante o trabalho que a Associação Rede Brasileira de Trilhas realiza para fortalecer as trilhas no país. Estamos muito animados para a realização deste projeto na cidade, que vai potencializar ainda mais o turismo ecológico do estado. O Rio de Janeiro possui uma vasta rota de interesse natural, histórico e cultural,” afirmou.

O projeto de Trilhas de Longo Curso tem como objetivo valorizar o ecoturismo ao conectar paisagens, remanescentes naturais e Unidades de Conservação. É feita uma sinalização na trilha seguindo as práticas internacionais de fácil compreensão cognitiva.

Em breve será divulgada a pegada do município de Iguaba Grande com elementos característicos da cidade. Para o mês de janeiro de 2023 já estão agendadas capacitação e oficina de sinalização de trilhas para a guarda ambiental e interessados na temática.

Segundo Amanda Jevaux, Diretora da Associação Rede Brasileira de Trilhas para o Estado do Rio, “devido a essa iniciativa, Iguaba se junta aos outros municípios do Estado do Rio que estão se organizando para que suas trilhas se conectem. É uma oportunidade única para colocar a Volta do Rio na vitrine. Trata-se de uma das trilhas de longo curso mais bonitas do mundo e, ficar pronta para o Congresso que acontece em setembro de 2023, significa aproveitar esse momento muito especial em que os maiores especialistas do Brasil e do mundo estarão aqui para percorrê-la e divulgá-la internacionalmente.”

Além da secretaria de Meio Ambiente, participaram da reunião as secretarias de Turismo, Segurança e Ordem Pública e Agricultura.

Galeria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *