Iguaba inicia cadastro online para artesãos

Os interessados deverão preencher um formulário na primeira etapa do processo

A Subsecretaria de Cultura de Iguaba Grande está iniciando hoje (dia 1) a primeira fase do cadastramento online dos artesãos do município. A ação seria realizada em abril, mas por conta da pandemia do novo coronavírus acabou sendo adiado e retomado agora de forma on line. O objetivo é conhecer o perfil dos profissionais e fortalecer a categoria na cidade. Qualquer morador que realize trabalhos manuais e todo artesão que tiver interesse em ter a profissão fortalecida e valorizada no município pode participar, para isso, basta acessar o link http://abre.ai/cadastroartesaos e preencher o formulário, tendo em mãos o número da Identidade e do CPF, além do endereço completo. A segunda fase do processo será presencial, sem data prevista para início devido a pandemia de Covid-19.

A ideia é criar um sistema de informações cadastrais do artesanato municipal permanente, que vai permitir conhecer e mapear o setor artesanal, para promover e desenvolver a valorização do artesão, elevando o nível cultural, profissional, social e econômico da cidade.

O cadastro tem como base o Programa de Artesanato Brasileiro (PAB), um programa federal, que tem a finalidade de padronizar e estabelecer os parâmetros de atuação. De acordo com a coordenadora das Artesãs da Cidade, Anna Lucia Dantas, o PAB contribui para a definição dessas políticas públicas. Ela defende que a iniciativa municipal é importante e que traz vários benefícios para o setor. “O artesão vai poder participar de ações que vise à qualificação profissional, a melhoria na qualidade no setor artesanal, e ainda de eventos que viabilizem a comercialização dos produtos, aproximando-os ao mercado consumidor e articulações que promovam e divulguem o artesanato municipal”, explicou, lembrando que em caso de dúvidas, o artesão pode enviar um email para cultura@iguaba.rj.gov.br