Iguaba Grande recebe o Superintendente Federal de Agricultura do Rio

Reunião colocou em pauta benefícios como o cadastro dos pescadores da Região

Nesta manhã (27), lideranças pesqueiras dos municípios do Entorno da Lagoa de Araruama se reuniram com o Superintendente Federal de Agricultura do Estado do Rio de Janeiro, Gilberto Alencar, na Secretaria de Meio Ambiente de Iguaba Grande, para debater benefícios destinados aos pescadores da Região.  Estiveram presentes o Coordenador da Câmara Técnica de Pesca do Comitê Bacia Lagos São João, Francisco Neto, o Secretário municipal de Meio Ambiente, Paulo Sérgio Cunha e representantes dos Municípios de Araruama, São Pedro da Aldeia, Cabo Frio e Arraial do Cabo.

O objetivo principal da Reunião foi solicitar o Credenciamento dos Pescadores, e também a análise das carteiras canceladas e suspensas. “A ideia é que aconteça um mutirão em todos os municípios para cadastrar os pescadores e as embarcações junto ao Ministério da Agricultura”, afirmou o coordenador Francisco Neto.

O Superintendente Gilberto Alencar afirmou que trará do Ministério todas as ações necessárias para ajudar no desenvolvimento da pesca na Região. “O setor público tem que se aproximar cada vez mais do pescador, pois a pesca artesanal é uma atividade importante no nosso estado e, além disso, são muitas famílias empregadas através dessa atividade”, destacou Gilberto.

O cadastro é muito importante e necessário para os pescadores, pois com o cadastro, o pescador passa a ser segurado especial da Previdência e irá receber benefícios como a aposentadoria, além de receber o seguro defeso, que é um auxílio concedido aos pescadores durante o período em que a atividade pesqueira é proibida.

Texto e Fotos: Júlya Costa