Iguaba Grande recebe 300 crianças do Projeto Defesinha 2019 para atividade de educação ambiental

Prefeita Grasiella Magalhães é convidada para ser madrinha dos participantes

O Projeto Defesinha, que está na 11ª edição, teve início no dia 8 de Janeiro e vai até o dia 31. No primeiro dia do Projeto, na terça-feira (8), as crianças participaram de atividades em São Pedro da Aldeia e foram divididas em três pelotões: O pelotão Defesinha, que atende crianças de 4 a 6 anos, o Defensores, às crianças de 7 a 10 anos e Protetores de 11 a 14 anos, cada um com atividades diferenciadas de acordo com a faixa etária. Na quarta-feira, o projeto foi para a Praia das Conchas, em Cabo Frio, para aprender sobre salvamento aquático.

Na manhã desta quinta-feira, dia 10, Iguaba Grande recebeu os 300 participantes que, antes, foram à sede da Defesa Civil em São Pedro da Aldeia para assistirem palestras sobre Bullying e Suícidio e em seguida vieram para a orla de Iguaba Grande realizar atividade de educação ambiental.

Para o Coordenador Geral do Defesinha, Marcus Dhotavio, o mais importante é a parte educacional, de cidadania e de prevenção nas praias: “O Projeto Defesinha é uma colônia de férias educativa, tem as recreações e gincana, mas procuramos, sempre, fazer alguma coisa diferente, focada em prevenção, para plantar a sementinha, porque o foco do projeto é formar essas crianças em cidadãos conscientes”, disse Dhotavio.

Hoje (10) a Prefeita Grasiella Magalhães acompanhou um pouco da ação, em Iguaba e falou com as crianças e monitores. Na ocasião, foi convidada para ser madrinha dos participantes na formatura. A Prefeita falou sobre a importância da junção das cidades de São Pedro da Aldeia e Iguaba Grande para a realização das atividades: “Esta união foi de extrema importância. Fico feliz em saber que teve o despertamento de mais 12 municípios, para participarem do Projeto. Isso é muito bacana, porque a gente tem que pensar como região e não só como município, isoladamente, a gente quer que todo mundo esteja bem, só vale se for bom pra todo mundo e a gente quer multiplicar as coisas boas”, disse a Prefeita.

O projeto está em sua segunda edição em Iguaba Grande, a primeira vez aconteceu, em 2014. Marcus Dhotavio afirmou que Grasiella abraçou a ideia para abrir um núcleo em Iguaba Grande: “A Prefeita Grasiella Magalhães adorou o projeto quando foi realizado, em 2014, e este ano, ela solicitou pra gente abrir um núcleo, que foi um sucesso, porque hoje tem 100 crianças de Iguaba Grande no Projeto Defesinha” declarou Marcus Dhotavio.

Após a finalização das atividades, as crianças vão participar da formatura para pegar os diplomas e o cantor de funk Mc Montanha está realizando junto das crianças um clipe.  “Eu peguei minha primeira música de trabalho e a gente está reescrevendo para a questão do Projeto Defesinha”, explicou Mc Montanha.

Texto: Ana Grimauth e Lívia Lisle

Fotos: Lívia Lisle