Iguaba Grande realiza campanha em combate a hanseníase

Ações acontecerão de 14 a 31 de janeiro nas UBS’s

A Secretaria Municipal de Saúde está mobilizando a campanha Janeiro Roxo, nas UBS’s – Unidades Básicas de Saúde da cidade e na Policlínica, a partir do dia 14 de janeiro, para levar orientações sobre a Hanseníase. Além de avaliação e teste de sensibilidade para diagnosticar a doença em caso de manchas e nervos dormentes e/ou presença de fisgadas.

Do dia 14 ao dia 31 de janeiro as UBS’s realizarão palestras sobre os sinais, sintomas, tratamento e cura da hanseníase, avaliação, agendamento, atividade educativa e bate papo. No dia 24, as atividades serão na Policlínica, às 10h, com os pacientes, além da equipe que estará disponível para tirar dúvidas e fazer agendamentos.

A hanseníase é causada por uma infecção com a bactéria Mycobacterium. Ela afeta a pele, os olhos, o nariz e os nervos periféricos. Dentre os sintomas estão manchas claras ou vermelhas na pele com diminuição da sensibilidade, dormência e fraqueza nas mãos e nos pés.

Para Lucília Santos, Coordenadora do Departamento de Vigilância em Saúde, ainda existe um preconceito quando se fala da doença. “Meu objetivo é de sensibilizar o público do quanto é importante conhecer a hanseníase, porque o quanto antes diagnosticar, melhor. É necessário fazer com que todos possam ter um conhecimento melhor sobre a doença, como que transmite, as sequelas, o tratamento que existe pela rede com nossos médicos”, disse a Coordenadora.

Texto: Lívia Lisle

Arte: Divulgação