Iguaba Grande realizou dia D do Novembro azul

Evento contou com café da manhã, palestras e marcações de exames PSA

 

O dia D do Novembro Azul aconteceu hoje, dia 22, em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Iguaba Grande. Os pacientes foram recebidos com um café da manhã, em seguida participaram de palestras de conscientização ministradas pelas enfermeiras e ainda realizaram marcações de exames PSA (sigla em inglês que corresponde ao Antígeno Prostático Específico).

 

O PSA é realizado através do exame de sangue e identifica as moléculas que são liberadas pela Próstata, inclusive quando ela está saudável. O que altera no resultado é a quantidade de PSA em circulação quando algum homem apresenta câncer de próstata, por exemplo.

A enfermeira Elisabeth Leite, Gestora da Unidade Vila Nova afirma que o objetivo do encontro é sensibilizar os homens a cuidarem mais da saúde. “Eles estavam bem participativos, perguntando e querendo saber mais sobre o assunto, então a médica trouxe umas imagens e utilizou uma linguagem mais próxima da realidade deles” afirmou a enfermeira.

 

O organizador do evento Anderson Carvalho afirma que viu a necessidade de realizar essa campanha devido à baixa adesão dos homens. “Sabemos que é difícil o homem sair do trabalho para ir até a unidade; então a gente resolveu fazer um café da manhã para que eles possam realizar a marcação antes de irem trabalhar”, destacou Anderson.

 

Texto: Júlya Costa

Fotos: Divulgação

 

Galeria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *