Iguaba Grande realiza a 4ª Conferência Municipal de Cultura

Principal objetivo do evento é promover o debate e eleger propostas que fortaleçam a cultura local

Iguaba Grande se prepara para sediar a 4ª Conferência Municipal de Cultura no dia 7 de outubro, na E. M. Dep. Claudio Moacyr de Azevedo, das 08h às 18h. Com o tema geral “Democracia e Direito à Cultura”. O evento, totalmente gratuito, tem como objetivo principal promover debates e eleger propostas que fortaleçam a cultura local, além de estimular a participação ativa da comunidade artística e cultural.

A conferência contará com a presença de produtores culturais, gestores públicos e apoiadores da cultura local, além de realizar uma apresentação musical. A comunidade cultural e artística da cidade está convidada a participar, sendo necessária a inscrição prévia diretamente na Casa de Cultura, até o dia 06/10, no horário das 9h às 16h e no dia do evento.

O evento que, será realizado pela Prefeitura Municipal de Iguaba Grande, através da secretaria de Cultura, será dividido em seis eixos temáticos e abordará questões fundamentais para o desenvolvimento cultural.

Eixo I – Institucionalização, Marcos Legais e Sistema Nacional de Cultura;

Eixo II- Democratização do acesso à Cultura e Participação Social;

Eixo III-    Identidade, Patrimônio e Memória;

Eixo IV- Diversidade Cultural e Transversalidades de Gênero, Raça e Acessibilidade na Política Cultural;

Eixo V-    Economia Criativa, Trabalho, Renda e Sustentabilidade; e

Eixo VI-   Direito às Artes e às Linguagens Digitais.

Durante o evento os participantes terão a oportunidade, além de debater ideias, de também eleger propostas relevantes para a cultura local, e delegados que representarão Iguaba Grande na Etapa Estadual da Conferência, que será realizada em dezembro de 2023.

A Conferência Municipal de Cultura em Iguaba Grande representa também a Etapa Municipal da 4ª Conferência Nacional de Cultura em Brasília (DF), e contribui para o desenvolvimento de políticas públicas e aprimora o setor cultural na totalidade.