Iguaba Grande inaugura mais um Centro de Referência de Assistência Social na cidade

O CRAS Maria Oneida Vieira Canellas, localizado em Iguaba Pequena, vai atender mais de duas mil pessoas em oito bairros da cidade

Nesta sexta-feira (22), foi inaugurado o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS 3) Maria Oneida Vieira Canellas, no bairro Iguaba Pequena, em Iguaba Grande. O novo equipamento fica localizado na Avenida Nossa Senhora da Conceição, lote 12, quadra B e vai acompanhar aproximadamente duas mil pessoas.

Oito bairros da cidade vão ser contemplados pelo novo CRAS: Estação, Iguaba Pequena, Pedreira, Canellas City, Parque Tamariz, Centro, Jardim Solares e Iguabela. O CRAS Maria Oneida terá o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) com oficina de artesanato e entalhe em madeira, atendimento técnico com assistentes sociais e psicólogos. Além disso, o local realiza atendimento do Cadastro Único, que é a porta de entrada para receber os benefícios dos programas sociais do Governo Federal e da Moeda Social Caboclinho.

“Estamos entregando mais um equipamento para a nossa população, garantindo cada vez mais o acesso de todos às políticas públicas de assistência social. Quero aqui parabenizar a toda equipe pelo excelente trabalho que vem sendo realizado em nossa cidade. Essa inauguração é a prova do compromisso da nossa gestão, que está empenhada em tornar Iguaba a melhor cidade da Região dos Lagos e do estado do Rio de Janeiro,” declarou o prefeito Vantoil Martins.

O prédio antes abrigava a Clínica Animal, que foi modificada de lugar, e passou por reforma completa na estrutura para receber o CRAS. Com salas, recepção, espaço infantil, banheiro e cozinha.

A secretária de Assistência Social, Trabalho e Renda, Cláudia Souza, reforçou a importância desta conquista. “Estamos muito felizes com a entrega deste espaço. Sabemos que a cidade tem crescido cada vez mais, e esta nova unidade se faz necessária. Com mais esse equipamento com certeza alcançaremos mais pessoas em vulnerabilidade social”. Comentou a secretária.

O CRAS é responsável por atender a população em situação de vulnerabilidade e risco social e levar às famílias os serviços ofertados pela Política de Assistência Social, sendo a principal porta de entrada do SUAS (Sistema Único de Assistência Social), com oferta de serviços, programas e benefícios, contribuindo na promoção do acesso aos direitos socioassistenciais e nas ações que voltadas para a melhoria da qualidade de vida das famílias e indivíduos.

O equipamento leva o nome de Maria Oneida Vieira Canellas, como homenagem a uma moradora de Iguaba, nascida em 21 de janeiro de 1934. Era muito atenta às causas sociais, sempre deu atenção à população mais vulnerável, buscando por iniciativa própria, parcerias e apoio para a execução de projetos sociais, possibilitando que a população, como um todo, pudesse viver de forma mais digna. Iniciou a vida política em 1972, sendo a primeira mulher eleita do distrito de Iguaba no município de São Pedro da Aldeia. Teve um mandato de seis anos, onde trabalhou incansavelmente nos projetos públicos.

Estiveram presentes no evento o prefeito Vantoil Martins, o vice-prefeito Alexandre Carvalho, a secretária de Assistência Social, Cláudia Souza, o secretário de Planejamento, Eronildes Bezerra, o Chefe de Gabinete, Fábio Costa, o presidente do Previguaba Rogério Maia, o secretário de Obras e Urbanismo, Alexandre Freitag, o secretário de Meio Ambiente, Vinicius Lavalle, o secretário de Desenvolvimento Econômico e Urbano, Wallace Martins, a secretária de Saúde, Carla Valle, o secretário de Educação e Governo, Jales Lins, o secretário de Cultura, Miqueias Gomes, o secretário da Pessoa Idosa, Paulo Rito, o secretário de Turismo, Marcelo Durão e o secretário de Agricultura, Vagnei Lessa. Além deles, estiveram presentes os vereadores Pc Brasil, Fabricio Torquato, Junior Negão e Allan Rodrigues.