Iguaba Grande define plano de prevenção ao coronavírus

Campanhas de orientação serão implantadas em todas as unidades de saúde do município

A Secretaria de Saúde de Iguaba Grande inicia, esta semana, o plano de prevenção ao coronavírus. As primeiras estratégias foram definidas em reunião realizada na tarde da última sexta-feira (28) com a presença do secretário Valdeci Júnior e de equipes da UPA, Vigilância em Saúde, Departamento de Atenção Básica, Policlínica e Departamento de Epidemiologia. Todas as ações seguem recomendações tanto do Ministério da Saúde, quanto da Secretaria Estadual de Saúde e Vigilância Sanitária / Epidemiológica.

Segundo o Ministério da Saúde, no momento existem 252 casos suspeitos da doença em todo o Brasil, e dois confirmados em São Paulo. No estado do Rio de Janeiro o último boletim informa a existência de 19 casos suspeitos, nenhum na área da Região dos Lagos. Mesmo assim, a Secretaria de Saúde de Iguaba Grande promoverá diversas campanhas de orientação à população, e capacitação de todos os servidores para que possam esclarecer as dúvidas em todas as Unidades de Atenção Básica e demais unidades de saúde do município.

Durante a reunião, também foram definidas estratégias de isolamento de pacientes com suspeita da doença bem como definição de equipes de atendimento e higienização do espaço entre outros assuntos. Já os agentes comunitários de saúde ficarão responsáveis por levar orientação aos moradores de casa em casa, enquanto enfermeiros das Unidades Básicas de Saúde, da Policlínica e da UPA farão o mesmo trabalho nos locais de atendimento. “O importante é que as pessoas não se desesperem. Neste momento a informação é nossa maior aliada e vamos trabalhar para levá-la a todos os moradores. Pedimos apenas que a população fique atenta a todas as nossas orientações para que tenhamos sucesso em todo nosso plano de contingência”, tranquilizou Valdeci, colocando à disposição o telefone do setor de Vigilância em Saúde do município: (22) 2634-3738 ramal 224 ou 225.

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente foi descoberto em dezembro de 2019 após casos registrados na China. Os primeiros casos de coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. Dentre os possíveis sintomas estão febre, dor de cabeça, dificuldade para respirar, tosse, diarreia e pneumonia. É transmitido pelo ar (gotículas de saliva, espirro e tosse), pelo contato físico (beijo, aperto de mão e abraço) e por superfícies não higienizadas como celulares, maçanetas, corrimão, teclas, botões e apoios em transportes públicos. Por isso é recomendável lavar as mãos sempre e usar álcool gel, além de evitar contato dos dedos com mucosas do nariz, olhos e boca. Já o tratamento é feito com medicamentos que aliviem os sintomas.