Flore’ser promove debate sobre Janeiro Branco e Roxo

O evento contou com a participação de uma jovem paciente que superou a Hanseníase

Por Evelyn Lole

A campanha Janeiro Branco e Roxo marca o mês de conscientização da Saúde Mental e Hanseníase. Na manhã de hoje (29), o Centro Especializado em Reabilitação Física e Intelectual – CER  Flore’ser  reuniu funcionários e pacientes para um café da manhã a fim de debater os assuntos.

O evento apresentado pela Coordenadora da unidade, Tecla Nunes, contou com a presença da psicóloga Carla Lima que falou sobre a Saúde Mental e os impactos que a pandemia causou na vida das pessoas. Já a enfermeira Cyntia Macedo  falou sobre a importância de um tratamento precoce da Hanseníase e os sinais apresentados no corpo que podem sinalizar a doença.

A jovem Ana Carolina Teixeira, paciente do Flore’ser, que acessa Fisioterapia, Psicologia, Fonoaudiologia e Instrução Vocal, esteve no evento e relatou como descobriu a Hanseníase aos 12 anos. “Eu sentia muitas dores no corpo e não tinha sensibilidade ao toque; depois disso busquei tratamento”, desabafa. Hoje, curada, a paciente comemorou o término do Ensino Médio revelando que iniciou um curso profissionalizante.

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), a hanseníase atinge 30 mil pessoas no Brasil. A doença é infecciosa e pode ser transmitida por tosse, espirro e pela fala através de pessoas sem tratamento. A pele apresenta manchas esbranquiçadas ou avermelhadas podendo ter alteração de sensibilidade ao calor, frio, dor e  toque. “A cidade de Iguaba conta com o Programa de Hanseníase e os tratamentos são oferecidos pelo SUS”, garante a enfermeira Cyntia Macedo, que palestrou no evento.

A psicóloga Carla Lima ficou responsável por falar sobre a Saúde Mental. A profissional fez uma dinâmica com o público retratando como funciona o poder de decisão, as escolhas, motivações e a influência das pessoas sobre nossos desejos. “Eu poderia falar da teoria aqui para vocês, mas hoje quero retratar como a nossa vida funciona na prática”, comenta. Enfatizou sobre a importância de sermos lembrados como alguém que, além de cuidar dos outros, também cuidou de si.

Galeria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *