FLIG 2023: Fique por dentro de tudo que rolou na maior edição da Feira Literária de Iguaba Grande

Estimativa é de que cerca de 10 mil pessoas passaram pelo local do evento durante os dois dias de feira para aproveitar as mais de 30 atrações oferecidas

A Feira Literária de Iguaba Grande (FLIG) movimentou o município, nesta sexta-feira e sábado, dias 14 e 15 de julho, reunindo alunos, professores, comunidade escolar e responsáveis em um ambiente com muitos quadrinhos, música e literatura.

A estimativa da secretaria de Educação é que cerca de 10 mil pessoas passaram pela Praça da Estação durante os dois dias de evento para aproveitar atrações como: Luiz Felipe Pondé, Leila Navarro e Miguel Paiva, além das atrações musicais Onze:20 e San (ex-vocalista do Sambô).

Com uma grande estrutura, considerada a maior de todas as edições, o evento foi dividido em quatro pavilhões (Multiverso, Literário, das Escolas e das Oficinas), além do Espaço dos Escritores, que recebeu grandes nomes como: Marcelo Pimentel, Camila Antunes e Rafael Kerr.

Durante os dois dias de feira, alunos das 15 escolas da rede municipal de ensino apresentaram atividades preparadas ao longo do ano letivo. O evento contou, também, com a presença das escolas privadas que passaram pelo local para prestigiar as atrações.

Entre as grandes novidades desta edição, está a participação da Imprensa Oficial, através do Programa Mais Leitura, oferecendo livros novos com valores populares de 2 a 9 reais. Além disso, o local contou também com espaço de descompressão, criado para receber pessoas com deficiência.

Flig 2023

Para alcançar um maior público, a Prefeitura apostou em um novo formato de transmissão ao vivo, no qual todo o evento foi transmitido na íntegra por meio das redes sociais oficiais. Foi realizada a cobertura externa, mostrando todo o evento, além de um estúdio de vidro onde os principais convidados passaram por um bate-papo.

“É muito satisfatório organizar a FLIG, e fico muito realizado em participar, como secretário, da organização da maior edição dessa feira que reúne comunidade escolar e população em um só local. Neste ano conseguimos não só trazer novamente a Fliguinha, como inovar com diversas novidades como a participação da Imprensa Oficial, através do Programa Mais Leitura”. Comentou o secretário de Educação, Jales Lins.

Já em visita aos pavilhões, o Prefeito Vantoil Martins comentou a alegria em participar de mais um evento para valorização da literatura.
“Nosso papel como gestor, e também como pai, é estimular nossas crianças à leitura e à cultura através das páginas dos livros. Meu coração se enche de alegria em observar a quantidade de crianças escolhendo livros ou se apresentando com as escolas. Acredito que muitos escritores podem sair dessa iniciativa”. Comentou, Vantoil.