FLIG 2019: Tudo que rolou na maior festa Literária do município

No último sábado (3) a Feira Literária de Iguaba Grande (FLIG) movimentou o município. Em meio ao mau tempo e ao frio, o público não desanimou e compareceu a uma das maiores edições já realizadas na cidade. O evento teve início às 9h30 da manhã com solenidade de abertura feita pelo Prefeito Vantoil Martins, o Vice, Alexandre da Farmácia, o Secretário de Educação, Fred Carvalho, entre outros secretários.

O evento da Prefeitura Municipal de Iguaba Grande, por meio da Secretária de Educação, teve como tema ‘’Entre o era uma vez… e os Direitos Humanos’’ que foi seguida à risca pelas escolas e pelos convidados que passaram pelo palco. O Prefeito Vantoil visitou todos os stands e permaneceu durante todo o evento, cumprimentando a população e parabenizando os organizadores do evento.
O secretário de Educação, Fred Carvalho, bem satisfeito declarou que: “ Há algum tempo não tínhamos todas as escolas reunidas, por falta de verba. Mas esse ano fomos contemplados e com o novo governo conseguimos reunir toda rede municipal nesse importante evento para nossa cultura”.

Confira tudo que rolou na FLIG 2019

Musical da Patrulha Canina da Fábrica de Sonhos:
O responsável por agitar o imaginário infantil da criançada logo nas primeiras horas do dia. As crianças brincaram, dançaram e se divertiram junto aos personagens.

Brindes e Brincadeiras:
Durante o intervalo entre uma apresentação e outra, brincadeiras e brindes foram distribuídos como forma de incentivar a participação e entreter a população. Bicicletas, armação de óculos, material escolar, brinquedos, canecas e bonés foram alguns dos presentes dos patrocinadores.

Participação das Escolas municipais:
As escolas municipais participaram da FLIG com stands montados de acordo com o subtema proposto, e com apresentações exclusivas. Os três stands mais bem organizados, com maior interação entre alunos e professores e mais bem enfeitados ganharam televisões.

Serviços Sociais e de saúde:
O Público aferiu a pressão e mediu a taxa de glicose junto a Secretária de Saúde que montou um stand bem na entrada da FLIG. Além disso, puderam tirar dúvidas e pegar orientação sobre bolsa família, cadiÚnico e outros projetos sociais na tenda do CRAS.

Escritores da Região:
Os escritores locais marcaram presença com seus livros e projetos. Para Monica Cabral, autora do Livro ‘’A propriedade lexical no ensino de produção de textos’’ esse tipo de evento é importantíssimo para aguçar a curiosidade e a leitura. É uma oportunidade para mostrar o trabalho. Entre os autores estavam Andrea Morais, Célia Regina, José Castro, Lorena Brites e Celio Pimentel.

Palestra emocionante com Professor Thiago Santos:
A palestra do Professor Thiago Santos emocionou o público. Para ele, falar sobre violência em sala de aula é um tema necessário, ainda mais em um evento como a FLIG. ‘’após aquele episódio em setembro do ano passado, minha vida mudou. Passei a ser respeitado e ouvido. A relação entre alunos e professores mudou totalmente onde eu leciono, ’’- explicou o professor.

Teatro Mágico FAEL:
O Teatro Mágico da FAEL levou para a Feira imaginação e uma história emocionante

Escola de Dança Jaime Arôxa arrancou aplausos:
A apresentação da Escola de Dança Jaime Arôxa foi uma das mais aplaudidas pela garotada adolescente que esteve no local. Foram seis apresentações entre clássica, contemporânea e estilo Livre.

COMIG se apresenta em meio ao público:
A COMIG foi a atração que aglomerou o público ao redor com música e performance especial para a FLIG.

História do Ator Jonathan Haagesen, o Madrugadão de Cidade dos Homens:
O ator Jonathan Haagesen contou sobre sua história de vida e como a arte influenciou de forma positiva sua carreira. Falou sobre a importância da literatura, e como ter encontrado o Grupo Nós no Morro transformou sua vida.

VIVACE encerra FLIG com Chave de ouro:
A Orquestra VIVACE encantou a todos com um repertório emocionante. Seus músicos demonstraram muita paixão pela arte. A VIVACE deu um toque de beleza e manteve o público aquecido.

A estrutura foi montada na Praça da Estação com tendas para proteção da chuva, uma ambulância com profissionais preparados para emergências e Guardas Municipais estiveram de plantão durante todo o evento.

#UmNovoJeitoDeGovernar