Feira Literária de Iguaba entrega prêmios para alunos das escolas municipais

Concurso mobilizou mais de 5.500 internautas

Dez alunos da rede municipal de Iguaba Grande foram premiados, esta semana, na edição 2020 da Feira Literária (FLIG) realizada pela Secretaria Municipal de Educação. Este ano o tema foi “Um Brasil de muitas faces”. O objetivo foi promover a interação, de forma lúdica, com a literatura infanto-juvenil utilizando obras de autores consagrados como Maurício de Souza, Monteiro Lobato, Ruth Rocha, Sylvia Orthof e Ariano Suassuna. De acordo com o secretário Fred de Carvalho, foram cerca de 400 desenhos inscritos em três categorias, e 13 vídeos na categoria de caracterização.

Todas as 15 escolas participaram da FLIG, que este ano aconteceu em um formato totalmente online e inédito devido à pandemia do novo coronavírus. Os trabalhos do concurso de desenho foram avaliados por membros da Academia de Ciências, Artes e Letras de Iguaba Grande. Foram avaliados critérios como transmissão da mensagem, criatividade e originalidade. Já os vídeos do concurso de caracterização foram avaliados por júri popular através do Facebook da Secretaria de Educação: foram cerca de 20 mil visualizações e 5.500 votos populares.

“Montar a FLIG este ano, nesse novo formato, foi um grande desafio. Algo diferente e inovador, totalmente ambientado nas mídias sociais. É um orgulho dizer que a edição 2020 foi um enorme sucesso não apenas pelo número de inscritos mas, também, pela grande mobilização do júri popular no nosso Facebook. Com certeza nossos alunos foram os grandes protagonistas desta nova FLIG”, comentou Fred.

Para o concurso de desenho a atividade foi individual, e cada aluno concorreu somente com um único desenho inédito e de própria autoria. A primeira categoria, do pré ao 2° ano, utilizou obras de Maurício de Souza e de Monteiro Lobato. Já a segunda categoria, que corresponde a alunos do 3° a 5° ano, desenvolveu desenhos sobre obras de Ruth Rocha e Sylvia Orthof. A terceira e última categoria, com alunos do 6° ao 9° ano, trabalhou com a obra “O Auto da Compadecida” de Ariano Suassuna, inclusive em vídeo.

Os primeiros colocados de cada categoria, ganharam notebooks, os segundos colocados levaram para casa tablets e os terceiros colocados ficaram com fones de ouvido sem fio. Todos também ganharam cestas de livros.

Confira os vencedores dos concursos:

Desenho – categoria 1

1° lugar – Pedro Felipe – E. M. Sapeatiba Mirim

2° lugar – empatado –  Nycole Tavares – E. M. Paulino Pinto Pinheiro

2° lugar – empatado – Miguel Silva – E. M. Sapeatiba Mirim

Desenho – categoria 2

1° lugar – Ana Clara Braga Cordeiro – E. M. Oscar Magalhães

2° lugar – Isaque Vitorino – E. M. Cláudio Moacyr

Desenho – categoria 3

1° lugar – Giovanna Pamela – E. M. Nerea Esther

2° lugar – Carmen Marian – E. M. Alice Canellas

Concurso de caracterização:

1º  lugar – Bruno Jucá, com 1.500 votos – E. M. Claudio Moacyr de Azevedo

2º lugar – Victoria Camylle, com 1.100 votos – E. M. Alice Canellas

3º lugar – Cláudio Robert Lima, com 881 votos – E. M. Claudio Moacyr

A FLIG 2020 teve ainda sarau literário, contação de história e drivethru literário. Todos os trabalhos estão sendo disponibilizados aos poucos em stands virtuais na página da Secretaria de Educação de Iguaba Grande (www.facebook.com/semec.iguaba).