Esporte como inclusão para pessoas com deficiência em Iguaba

Fórum regional reúne personalidades importantes do estado do RJ para discutir tema

Por Evelyn Lole

O esporte é uma das modalidades que mais funciona como instrumento de inclusão e desenvolvimento social estimulando o relacionamento, a superação de limitações, além de gerar incentivo ao respeito às diferenças para pessoas portadoras de deficiência. Ontem (23) algumas autoridades do estado do Rio de Janeiro se reuniram para debater sobre o assunto.
A secretaria de estado de Esporte, Lazer e Juventude foi responsável por promover um fórum regional na Baixada Litorânea no Atlântico Búzios Convention com a presença de personalidades importantes, dentre elas, o secretário estadual de Esporte, Lazer e Juventude, Leandro Alves, a secretária de Turismo, Esportes e Lazer de Iguaba Grande, Carla Valle, o secretário municipal de Búzios, Luiz Augusto, dentre outras.
“Esse fórum está estreitando ainda mais os laços do município com o estado através da Lei de incentivo ao esporte. O evento está promovendo um mapeamento esportivo do RJ para melhorarmos a questão da inclusão das pessoas com deficiência”, comenta a secretária Carla Valle.
A proposta do fórum é promover um debate nas questões relacionadas ao ambiente esportivo, visando a elaboração e implementação de políticas de esportes voltadas a inclusão e a socialização de pessoas com deficiências. Dentre os assuntos, os mais discutidos foram: esporte de rendimento, paradesporto e formação de base, eventos esportivos, esporte educacional, projeto sócioesportivo, PCD e esporte de participação.