Educação prepara orientações para crianças autistas na quarentena

Pais podem acessar o material pelo site da Prefeitura de Iguaba

No dia internacional de conscientização do Autismo, a Secretaria Municipal de Educação de Iguaba Grande preparou um material para auxiliar os pais de crianças autistas durante este período de quarentena por causa do coronavírus. O material foi elaborado pela psicóloga do Núcleo de Apoio do Estudante da Secretaria, Simone Mendonça de Oliveira, e pode ser acessado através do site da Prefeitura (link no final deste texto)

De acordo com o secretário Fred de Carvalho, o principal objetivo da publicação é orientar pais e responsáveis sobre o que fazer diante de situações difíceis como esta que estamos vivendo. “A criança autista requer certos cuidados e rotinas que num momento como este, de pandemia, sabemos que não é fácil. Por isso achamos importante elaborar este material que fala sobre como organizar melhor o tempo, com dicas de rotinas que já fazem, inclusive, parte do dia a dia da casa”, explicou Fred.

Uma das dicas do material é registrar em uma folha como era a rotina antes deste período de quarentena, hora por hora, tanto para as crianças quanto para pais e responsáveis sem esquecer de ações cotidianas como organização da casa (limpeza, segurança), atividades permanentes de higiene e alimentação, estudo e terapias. E a partir daí tentar construir uma rotina o mais equilibrada possível:

– Cada atividade no seu tempo. Nada de fazer mais de uma coisa no mesmo horário

– Se as terapias não estiverem acontecendo, busque junto ao terapeuta orientações para realizar em casa, com cuidado

– Aproveite o tempo estar mais com seu filho/filha, conhecer mais, observar, brincar, fazer junto o gosta, se comunicar de alguma forma

– Estabeleça durante o dia um período para descanso

A publicação também alerta para a importância de atividades que explorem o corpo e o movimento da criança autista como brincadeiras de bola, pular corda, corrida, amarelinha e até mesmo dança, desde que seja respeitado o período de descanso.