Dois locais recebem obras de Macrodrenagem dos rios em Iguaba Grande

As obras tem objetivo de prevenção a enchentes e têm acontecido pela cidade gradativamente

A prefeitura vem realizando diversos investimentos em obras importantes pela cidade, através da secretaria de Obras e Urbanismo. As obras de macrodrenagem dos rios de Iguaba Grande tiveram início na Avenida Beira-Rio e na rua Nossa Senhora da Conceição, dando andamento na macrodrenagem do centro da cidade. A intervenção é um convênio da Prefeitura com a Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade. 

 

Nesta etapa, a obra contempla a instalação do extravasor, com objetivo de diminuir o fluxo de vazão do Rio Iguaba que deságua no rio Salgado. O rio é afunilado no trecho do centro da cidade, o que causava enchentes. Na última semana, foi finalizada a etapa de macrodrenagem no rio Iguaba, na rua principal. 

 

A obra será contemplada com galerias celulares de concreto armado e tem previsão de uma válvula de retenção para alta incidência de chuva, assim impedindo o lançamento de esgoto direto na lagoa. A instalação desse tipo de material foi realizada na Rodovia Amaral Peixoto para melhorar o fluxo de escoamento das águas pluviais. 

O projeto possui como objetivo acabar com os problemas de alagamentos devido às fortes chuvas, que ocorriam na localidade. Os bairros Parque Tamariz, Centro, Canellas City e Iguaba Pequena serão beneficiados com a intervenção. 

“Estamos realizando as obras por etapas para analisar a necessidade da intervenção de acordo com cada localidade.  O governo trata essa questão dos alagamentos no município com muita seriedade, priorizando o bem-estar da população,” ressaltou o secretário de Obras, Alexandre Freitag. 

Outros pontos de macrodrenagem 

 

As obras de macrodrenagem estão acontecendo de forma gradativa por toda a cidade e já foram finalizadas em alguns trechos. No perímetro de travessia do Rio Iguaçaba, na Rua Dr. João Vasconcelos, a obra foi composta pelo assentamento de galerias e suas respectivas etapas. 

A macrodrenagem também foi realizada no Rio Iguabela, em quatro pontos diferentes da avenida, com a troca das galerias do local. As duas obras foram realizadas com recursos próprios.

 O objetivo é a prevenção de enchentes, já que a macrodrenagem é o procedimento de ampliação da drenagem natural de rios e córregos.

“É o maior investimento em prevenção de enchentes que a prefeitura já fez. Ficamos muito felizes e confiantes que essas obras serão a solução de problemáticas que a nossa cidade sempre enfrentou. Estamos intervindo em pontos que sempre alagaram e solucionando a questão de enchentes devido às fortes chuvas,” declarou o prefeito Vantoil Martins. 

Galeria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *