Nesta quinta-feira (31), foi realizada, na Praça Edyla Pinheiro, uma grande festa para homenagear o Dia do Nutricionista. O evento começou às 8h com alongamento e seguiu durante a manhã com aulão de yoga e zumba, apresentação de dança da Academia da Saúde, do Teatro Infantil, do Grupo Grande Abaugi e da dança da Cidade do Idoso, além de brincadeiras com a Tia Carol e da palestra com a nutricionista, Catarina Almeida.
A secretaria de Saúde esteve presente aferindo pressão e medindo glicose e ainda disponibilizou um ônibus para coleta de preventivo e aplicação de vacina. Enquanto a secretaria de Agricultura, Abastecimento e Pesca distribuiu mudas, plantas e sementes e a secretaria de Meio Ambiente deu informações sobre as trilhas da cidade, incentivando a prática de atividades físicas.
A grande organizadora do evento foi a ATAN (Área Técnica de Alimentação e Nutrição), através da coordenadora Bruna Vioti, que desempenha programas importantes na cidade, como o Emagrecer Saudável, feito na Academia da Saúde, avaliações, rodas de conversa e caminhada na trilha ecológica, além de ser responsável pelas nutricionistas que atuam nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Denize Andrade e Juliana Pires.
No Programa Saúde na Escola são feitas pesagem e medida da altura das crianças, seguida de um questionário alimentar; é um momento de educação nutricional, e conta também com equipe de vacina e saúde bucal.
No Programa Bolsa Família são realizadas a pesagem em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), com a ajuda dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), e as informações de acompanhamento para o estado são enviadas para a ATAN. Também é realizado o acompanhamento de suplementação de ferro e ácido fólico.
Além das ações supracitadas, no Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN) é realizado o acompanhamento nutricional da população que busca atendimento na rede básica de saúde, realizando pesagens e utilizando marcadores de consumo para entender melhor a alimentação da nossa população. Dessa forma é possível identificar problemas nutricionais e agir de forma efetiva.
Além de ações realizadas em todo o município, assim como participação no PSH (Programa Saúde do Homem), Feirinha de Criatividade e a promoção de sala de espera com assuntos relacionados às Doenças e aos agravos não transmissíveis (DANT).