CRI de Iguaba traz diversas atividades para idosos

Terceira idade não é sinônimo de vida parada. Os idosos do Centro de Referência ao Idoso (CRI) de Iguaba Grande sabem muito bem disso. O Projeto da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Renda, oferece aos maiores de 60 anos diversas atividades como : alongamento, yoga, dança, pintura, teclado e violão, artesanato, oficina da memória, grupo de convivência e um coral.

A Coordenadora do CRI, Elisabete Alves, diz que o principal objetivo é fortalecer os vínculos familiares e sociais, além de dar mais autonomia aos idosos. O projeto faz parte da política de assistência social ao idoso.

O Centro conta com uma equipe formada por uma coordenadora, uma assistente social, uma orientadora pedagógica, dois professores de Educação Física, uma professora de artesanato, os facilitadores de oficina, além de um grupo de convivência, de pintura, um administrativo e um auxiliar de serviços gerais.

Gilda Porto, 77 anos, uma das inscritas no CRI, fala da importância do projeto para sua vida. “ O relacionamento com outras pessoas faz falta para o idoso. Aqui a gente conhece pessoas, faz novas amizades, os idosos se reúnem dando opiniões. Acho excelente essa iniciativa da Prefeitura”, disse Gilda.

Evandro Sousa, 75 anos, participa do Programa há dez anos, já participou de várias atividades e hoje frequenta a oficina da memória. “Acho importante esse tipo de projeto, porque beneficia o idoso, colocando-o sempre em atividade, ajudando a memória em nosso dia a dia”, disse o idoso.

Vale lembrar que, na próxima quarta-feira (11), o grupo vai receber a visita da coordenadora da Política do Idoso do Estado. Para recepcioná-la, a coordenação já está planejando uma confraternização com café da manhã, amostra de artesanatos e quadros – criados pelos idosos – e apresentação do coral.

Atualmente o Centro possui cerca de 250 inscritos. Os idosos chegam ao CRI através do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), por demanda espontânea ou por outras entidades que atendem esse tipo de público.
Para inscrição são necessários os seguintes documentos: Identidade, CPF e comprovante de residência. Caso deseje fazer alguma atividade física é fundamental a apresentação de atestado médico.

#UmNovoJeitoDeGovernar