Concurso do IBGE tem vagas para Iguaba Grande

Cargo é temporário somente para o período do censo 2020

Estão abertas as inscrições para o concurso de recenseador do IBGE. Ao todo são 180.557 vagas para 5.569 cidades de todo o país. Para Iguaba Grande são reservadas 27 vagas, sendo cinco para candidatos pretos ou pardos (PPP), e duas para pessoas com deficiência (PcD). As inscrições seguem até às 23h59 do dia 24 de março no site https://www.cebraspe.org.br/concursos/ibge_20_recenseador  e os candidatos precisam ter Ensino Fundamental completo. A previsão é de eu os aprovados sejam contratados a partir de 15 de junho.

Segundo o IBGE, o cargo é temporário, apenas durante o período do Censo 2020 (que acontece no meio deste ano). Os aprovados vão trabalhar na coleta de informações, entrevistando os moradores dos domicílios da cidade onde estão concorrendo. O quadro com a distribuição das vagas oferecidas em cada uma das cidades pode ser consultado no site do IBGE.

Já o salário depende da produtividade durante o serviço, de acordo com o número de domicílios visitados e questionários respondidos. O trabalho deve ter duração de até 3 meses, podendo ser prorrogado mediante necessidades de conclusão das atividades do Censo e de disponibilidade orçamentária. E mesmo que a vaga seja temporária, todos os contratados terão direito a férias e 13º salários proporcionais.

O IBGE também esclarece que o recenseador não terá horário fixo de trabalho. Mas recomenda que os aprovados no concurso atuem, no mínimo, 25 horas por semana, inclusive nos feriados e finais de semana. Para ajudar os candidatos a terem uma noção do salário que podem receber, o órgão disponibilizou em seu site um simulador onde os candidatos podem verificar a remuneração a ser obtida, com base nos valores pagos por setor censitário nas diferentes localidades do país: https://censo2020.ibge.gov.br/trabalhe-no-censo/estimativa-de-remuneracao.html

IBGE – CURITIBA – 30/07/10 -ECONOMIA – Estoque de PDAs que serão usados no senso 2010. FOTO: PRISCILA FORONE. Agencia de Noticias GAZETA DO POVO.

Galeria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *