Circuito Rural Arrastão da Cultura leva população a conhecer a história de Iguaba Grande

Percurso mostra localidades culturais e ecológicas

Circuito Rural Arrastão da Cultura tem o apoio da Prefeitura de Iguaba Grande, com passeio histórico, ecológico e cultural pelo interior da cidade. No dia 15 de novembro acontecerá mais uma edição do passeio com concentração na Praça Edyla Pinheiro, no Centro, a partir das 7h.  O turismo ecológico, que acontece uma vez por mês, é uma realização do historiador Elias Marinho, presidente do Instituto Histórico, Geográfico e Ambiental de Iguaba Grande (IHGAIG).

O passeio leva, em média, sete horas. Os participantes são levados de vã às localidades e além de visitarem a Capela de Nossa Senhora da Conceição, passam pela Rota dos Tropeiros, dos Velhos Armazéns, conhecem a história da antiga Estrada de Ferro Maricá e seus trajetos e, ainda, conhecem a exposição de objetos que contam a história dos povos indígenas e da escravidão.

Uma das passagens mais significativas é pela fazenda Belisário, pertencente a uma família de comerciantes de grande importância histórica para a cidade, por serem os pioneiros do setor. Lá é servido o Café Cultural com comidas fabricadas na fazenda, como queijos, doces e bolos. Na fazenda do Sr. Adão, ervas medicinais e objetos antigos são expostos para os visitantes. O circuito também passa pelas Nascentes de Àguas (Poço dos Desejos), Sítios Arqueológicos, Casa de Farinha e contando causos, poesias e muitas belezas naturais.

Elias Marinho é pesquisador, historiador autodidata e o idealizador do Circuito Rural que recebe o apoio de Nelson Ramalho e Roseli Brasiliense. Segundo o Pesquisador, a ideia do passeio surgiu pelo trabalho de resgate do Centro de Memória da cidade, que está exposto na Casa de Cultura: “O circuito acontece desde 2015 e conforme eu fui pesquisando sobre a história de Iguaba, eu vi a necessidade de levar as pessoas para conhecerem o roteiro histórico”, declarou o historiador, que durante o percurso conta a história do bairro Arrastão das Pedras, um dos mais antigos de Iguaba Grande. Ao final do percurso, os participantes podem saborear deliciosos pratos típicos, na Posse, onde é concluído o passeio.

Os interessados podem fazer reserva pelos números (22) 99814 6669. Mais informações na página do Facebook Arrastão da Cultura Iguaba Grande e no perfil do organizador, Elias Marinho.

Galeria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *