Nesta quarta-feira (14), ocorreu a primeira formatura das turmas que concluíram os cursos profissionalizantes do Centro de Capacitação Lhaylton Cézar Santana Neves. Ao todo foram 90 formandos entre os cursos de: panificação, confeitaria, corte e costura, entalhe em madeira e manicure.
O evento contou com cerimônia de entrega dos certificados de conclusão e mesa de aperitivos disponível para os alunos e seus familiares. Os cursos profissionalizantes são uma iniciativa da secretaria de Assistência Social, Trabalho e Renda, para a capacitação dos moradores em situação de vulnerabilidade social de forma totalmente gratuita.
O Centro de Capacitação completou seu primeiro ano de funcionamento em junho de 2022 e além dos cursos profissionalizantes, até fevereiro deste ano, mais de 150 alunos já haviam sido atendidos pelos workshops disponibilizados.
“Emoção, realização, satisfação e superação definem esse momento. Foram muitos obstáculos, mas toda a equipe trabalhou para que esse dia se tornasse realidade e todos os alunos persistiram, perseveraram e venceram! Estou muito feliz com essa conquista, o sonho de vocês é o nosso sonho, vale a pena sonhar!” Disse a secretária, Claudia Souza.
As inscrições foram no mês de maio e os selecionados foram convocados em junho para o início das aulas, com duração de seis meses. O curso ainda garantiu apostila e todo material necessário para execução das aulas práticas. Na primeira fase do curso, em parceria com o Sebrae, os alunos tiveram acesso a aulas de empreendedorismo, capacitando os alunos para que saiam do curso aptos a iniciarem um novo negócio.
O aluno de corte e costura, Arthur Alves, declarou satisfação ao conseguir concluir o curso, mesmo sendo o único homem da turma. “Eu não sabia nada, zero! Com o tempo fui aprendendo cada vez mais com minha professora, Núbia, ela não desistiu de mim e com perseverança consegui.”
Para 2023 o Centro de Capacitação promete trazer novidades, como a ampliação de cursos e também adequações para melhor atender os alunos, proporcionando mais oportunidades para geração de renda no município.