Bandeira Azul é hasteada em cerimônia na Praia do Ubás, em Iguaba Grande

O local é a primeira praia lagunar do Brasil a receber a certificação internacional; a praia atende todos os critérios exigidos pelo programa

Nesta quinta-feira (14), na orla da Praia do Ubás em Iguaba Grande, foi realizada a cerimônia de hasteamento da Bandeira Azul, o maior selo ecológico internacional. Iguaba agora tem a primeira praia lagunar do Brasil a ter o selo, disponibilizado pela temporada 2023/2024. O certificado foi conquistado mediante o cumprimento de diversos critérios com foco em gestão ambiental, qualidade da água, educação ambiental, segurança e serviços, turismo sustentável e responsabilidade social.

O prefeito Vantoil Martins afirmou que é um momento emocionante e prova de que o governo está dando uma importante contribuição para a região, “poder estar assistindo toda toda esta recuperação da balneabilidade da nossa laguna é motivo de muita satisfação. a Laguna de Araruama pode ser considerada o pulmão econômico da região, que fomenta o turismo e gera empregos. Preciso agradecer a todos os envolvidos nesta grande conquista. Muitas secretarias se envolveram e esse é um sinal que nosso governo caminha de braços dados, é feito de servidores comprometidos e empenhados em dar o melhor e fazer de Iguaba Grande uma das melhores cidades da Região, do estado do RJ e até mesmo do Brasil.” Declarou o prefeito.

A Praia dos Ubás é um trecho da orla que possui águas claras e cristalinas, com fundo regular sem pedras. É rica em fauna e flora. Próximo a ela fica localizada a Área de Preservação Ambiental (APA) do Morro do Governo, por onde se estende o paraíso da Ponta da Farinha. No espaço, foi construído banheiro PCD, masculino e feminino, rampa de acessibilidade ligando a orla até a lagoa, chuveirão, posto de guarda-vidas com salva-vidas durante todo o dia, entre outros.

“Hoje é a consumação de um sonho planejado há 12 meses e um sonho de muitas mãos. Agradeço imensamente a equipe técnica da secretaria de Meio Ambiente e todas as secretarias que se envolveram para nos ajudar. Tenho certeza que a Bandeira Azul é o primeiro passo de Iguaba para aumentarmos cada vez mais a sustentabilidade na nossa lagoa. A Praia dos Ubás é a primeira de outras do nosso município que iremos buscar, junto a este instituto internacional, o reconhecimento do selo da Bandeira Azul,” ressaltou o secretário de Meio Ambiente, Vinicius Lavalle.

O Programa Bandeira Azul é um prêmio ecológico, voluntário, concedido a praias, marinas e embarcações de turismo. Para se qualificar para a Bandeira Azul, a localidade deve seguir uma série de critérios com foco em gestão ambiental, qualidade da água, educação ambiental, segurança e serviços, turismo sustentável e responsabilidade social, cuja manutenção deve ser comprovada anualmente. O certificado foi criado pela FEE (Foundation for Environmental Education), uma instituição internacional com diversos integrantes representando seus respectivos países. No local é proibido animais domésticos, acampar, fogueiras, acesso de veículos, pescar, embarcações, atividades com bola até às 17h, entre outros.

Paloma Bernardi esteve representando a equipe da Bandeira Azul no evento juntamente com membros do executivo como o prefeito Vantoil Martins, o Chefe de Gabinete, Fabio Costa; secretário de Meio Ambiente, Vinicius Lavalle; subsecretário de Meio Ambiente, Caio Pedrosa; secretário de Turismo, Marcelo Durão; subsecretário de Turismo, Ricardo Coutinho; secretário de Obras, Alexandre Freitag; secretário de Esporte, Nickolas Tahim; secretário de Agricultura, Vagnei Lessa; secretário de Desenvolvimento, Wallace Martins; subsecretária de Desenvolvimento, Rayna Conceição; secretário de Planejamento, Eronildes Bezerra; secretário da Pessoa Idosa, Paulo Rito; subsecretário de Educação, Cassio Rodrigues; secretário de Fazenda, Jorgino Fabiano; subsecretário de Governo, Luiz Fernando Lima. Também estiveram presentes membros do legislativo, os vereadores Pc Brasil, Alan Rodrigues, Pr Mauro e Fabricio Torquato.