Balanço de 2023 do Programa Remédio em Casa

Serviço de entrega de medicamentos em casa, através de motoboy, para hipertensos e diabéticos segue a todo vapor

O serviço de entrega de remédios em casa através de motoboys, promovido pela Prefeitura Municipal de Iguaba Grande, por meio da secretaria de Saúde, permanece trazendo mais conforto aos moradores da cidade. O Programa Remédio em Casa, implementado de forma efetiva e eficaz a partir de 2019, atendeu, no balanço feito de janeiro a abril de 2023, mais de 270 pessoas por mês.

Munícipes portadores de hipertensão e diabetes devem se cadastrar através das Unidades Básicas de Saúde (UBSs). O Programa é voltado para aqueles pacientes que fazem uso contínuo deste tipo de remédio. Desta forma, fica garantido o acesso efetivo aos medicamentos selecionados para o tratamento destas comorbidades.

“O Programa Remédio em Casa é totalmente voltado para a promoção de saúde e visa a necessidade da população. É uma excelente forma de mostrar a iniciativa e comprometimento dos nossos gestores”, explicou a Coordenadora do Programa, Eliane Castro.

Após a consulta médica é identificada a necessidade do uso do medicamento. Assim o usuário poderá escolher participar do programa ou fazer a retirada na Farmácia Municipal. Optando pelo recebimento em casa, o usuário é automaticamente inserido no Programa. Uma receita diferenciada é emitida, uma via fica com o paciente, para conferir os medicamentos, e a original é enviada para a Farmácia Municipal, onde é feita a separação do remédio e o endereço do paciente é inserido na rota de entrega do Remédio em Casa, feita pelo motoboy.

“O projeto se baseou no fato de Iguaba Grande ser um dos poucos municípios totalmente cobertos pelo Programa de Saúde da Família (PSF). Temos muitos idosos em nossa cidade e pensamos especialmente neles. O Programa ajuda pacientes que, em muitos casos, têm dificuldade de locomoção ou moram distantes da Farmácia Municipal”, acrescentou o médico, ex-vereador e autor do Projeto de Lei, Alessandro Grimauth.

Para participar, o paciente deve ser cadastrado na UBS, estar estável e controlado dentro do quadro clínico de suas doenças. Também não deve apresentar complicações cardiovasculares e/ou renais, passar por avaliação médica e ser morador de Iguaba Grande. Vale ressaltar que o tempo de validade da receita é de quatro meses. Após esse período o paciente deve ir para a UBS para passar pela avaliação médica e analisar a necessidade da renovação do programa.