As fotografias de Manoel Medeiros estão em exposição na casa de cultura de Iguaba Grande

O Senhor Manoel Medeiros, nasceu de parteira em 1943, no bairro Vila Nova, em Iguaba Grande. Ganhou a cidade de Niterói quando tinha apenas 17 anos. Por lá ele trabalhou em padaria, estaleiro e Prefeitura de Niterói.

Seu primeiro contato com a fotografia foi em um passeio pelo Jardim São João, quando conheceu algumas pessoas que por lá fotografavam. Quando lhe ofereceram uma máquina ‘’olímpia’’, que funcionava com um rolo de filme. Mesmo sem nenhuma experiência com o equipamento, Manoel comprou a câmera e começou a fotografar. Seu primeiro contato com o mundo fotográfico foi um fiasco. Ele conseguiu queimar todas as fotos.

O desastre daquele dia não o desanimou, lhe ensinaram a usar o equipamento. ‘’Coloca o filme, clica, rebobina, e depois traz para revelar. ’’ Manoel comprou mais um filme, pegou o trem e voltou pra Iguaba Grande para visitar a família. A paisagem natural do lugar inspirou Manoel.

A habilidade e o olhar fotográfico fizeram Manoel ganhar a cidade de Niterói. Mas ele não se destacou no universo fotográfico daquela época com a ‘’olímpia’’. Foi a ‘’lambe-lambre’’ que o tornou o artista reconhecido que ele é. Manoel começou como ajudante daquele mesmo amigo que o vendeu a câmera ‘’olimpia’’. Quando ele foi ver, já tinha a própria câmera, e ganhava a vida ali na Praça Jardim São João, mesmo local onde ele teve o primeiro contato com a fotografia.

Bateu a curiosidade de conhecer um pouquinho mais dessa história bacana? Na Casa de Cultura de Iguaba Grande está com uma exposição que conta através da fotografia, a história do ‘’seu’’ Manoel. Ela ficará por lá até meados de novembro. A Casa de Cultura de Iguaba Grande fica localizado na Estrada do Sopotó, Centro da Cidade, em frente à Praça Edyla Pinheiro.

#UmNovoJeitoDeGovernar