APAE de Iguaba recebe doação camarões apreendidos em defeso pela Guarda Ambiental

A Guarda Ambiental apreendeu 20 quilos de camarão, na Laguna de Araruama, em período de defeso na noite desta quinta-feira (17). Os crustáceos foram doados a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Iguaba Grande na tarde desta sexta-feira, por meio da Prefeitura, através Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Pesca, e Secretária de Segurança e Ordem Pública.Os Guardas Ambientais apreenderam, além dos camarões, 11 redes de correnteza e uma Tróia (rede especifica para a pesca de camarões de 8 milímetros, que de acordo com eles, não é aceitável na Laguna.)

De acordo com a Guarda Ambiental de Iguaba, a escolha da associação que vai receber os materiais presos é feita pelo Comitê de Bacias do Consórcio Intermunicipal Lagos São João e Colônia de Pescadores, que une as Guardas dos municípios de Iguaba, Araruama, São Pedro. Ainda de acordo com eles, em outras ocasiões de apreensão na Laguna, os peixes foram doados as cidades vizinhas.

O Vice-Prefeito, Alexandre da Farmácia, foi pessoalmente entregar os alimentos, e destacou a importância de ações como a do Comitê, em doar para associações as apreensões. Para a Presidente da Associação, Geise Teles, receber doações, de qualquer natureza, é sempre uma dádiva – ‘’ a APAE é muito carente de recursos, né? Então quando a gente recebe algo, recebe de braços e coração abertos. ’’

O defeso é a época em que os pescadores das cidades de Iguaba Grande, Araruama, São Pedro da Aldeia, Cabo Frio e Arraial do Cabo ficam proibidos de pescar na lagoa, de 1º de agosto a 30 de outubro, para que as várias espécies de peixes e até camarões possam se reproduzir. Portanto, a pesca de qualquer natureza é considerada crime ambiental, sujeito a 5 anos de prisão.

#UmNovoJeitoDeGovernar