Alunos de Iguaba Grande receberão teatros sobre rodas

O espetáculo do projeto BuZum! “Curumim” chegará em Iguaba Grande, na próxima sexta-feira (27) na Escola Municipal Nerea Ester Batista. E na próxima segunda-feira (30), o BuZum! estacionará na Escola Municipal Sapeatiba Mirim. A iniciativa é uma parceria entre a Concessionária CCR, que administra a Vialagos e a Prefeitura Municipal de Iguaba Grande, por meio da Secretaria de Educação e Cultura.

Serão apresentadas 14 sessões gratuitas da peça “Curumim”, uma homenagem à cultura indígena, aos costumes desse povo e a relação deles com a fauna e flora regional brasileira. “Escolhemos contar uma das inúmeras histórias indígenas, a ‘Origem da Mandioca’, essa raiz brasileira, tão presente na nossa culinária e cultivada pela primeira vez pelos povos indígenas”- explica a Diretora de Produção do BuZum!, Mariane Gutierrez.

O projeto é itinerante, e a Companhia de Teatro de Bonecos sobre rodas, já percorreu mais de 350 mil quilômetros por todo o Brasil levando a magia do palco para os alunos de escolas públicas. De acordo com a CCR, cerca de três mil alunos, entre 03 e 11 anos, assistirão à peça apresentada em um ônibus sala de teatro, equipado com palco, iluminação, ar condicionado e espaço para plateia com capacidade para 50 espectadores por sessão.

Vale ressaltar que, projetos como esse mudam a vida de parte do brasileiro. Uma pesquisa realizada pela consultoria JLeiva Cultura e Esporte, em parceria com o Datafolha em 2018, aponta que quase um terço da população (32%) depende de acesso gratuito para ir a eventos culturais.

Exatamente com esse intuito, que a Cia. BuZum!, apresentada pelo Ministério da Cidadania e pelo Instituto CCR, com apoio da CCR ViaLagos, e Prefeitura de Iguaba, levará gratuitamente o encanto teatral para a cidade. O projeto ainda vai percorrer outros Municípios da Região dos Lagos.

Confira a Programação de Iguaba Grande:

Dia: 27 de setembro (sexta -feira)
Local: E.M. Nerea Ester Batista Alcoforado Natividade
Endereço: Estrada do Arrastão s/n – Vila Nova, Iguaba Grande – RJ
Horários: 9h 9h40 10h20 11h – 13h30 14h10 14h50

Dia: 30 de setembro (segunda-feira)
Local: E.M. Sapeatiba Mirim Endereço: Estrada de sapeatiba Mirim Nº 2 – Sapeatiba Mirim, Iguaba Grande – RJ Horários: 9h 9h40 10h20 11h – 13h30 14h10 14h50

Conheça um pouco mais sobre o BuZum!
Em 2010, quando Beto Andreetta, Jackson Íris e Mariane Gutierrez se uniram justamente para levar o teatro de bonecos para as escolas, onde crianças e adolescentes ainda não conheciam, ou tiveram dificuldades de acesso a esse mundo lúdico.

Sempre de casa cheia, ou melhor, de ônibus cheio, e com um público fiel, nesses nove anos, literalmente, de estrada, o BuZum!, estimula as pessoas a perceberem um resgate vivo da cultura popular oral, por meio de uma linguagem sensível, bela e inteligível traduzida nas encenações pelos talentosos atores da cia. Além disso, os pequenos ainda levam o aprendizado da história para o dia a dia, com as cartilhas que são distribuídas ao final dos espetáculos para alunos e professores.

O BuZum! já circulou mais de 350 mil quilômetros realizando 10 mil apresentações para mais de 500 mil espectadores, em 2 mil escolas públicas de 250 cidades em nove estados (Rio de Janeiro, Espírito Santo, São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Bahia, Maranhão e Mato Grosso do Sul), além de Porto Suarez, na Bolívia.

Prêmios
Em 2016, o BuZum! recebeu o Prêmio Governador do Estado de São Paulo para Cultura, na categoria Arte para Crianças – Voto Popular. Em 2014, a companhia foi contemplada com o prêmio de Melhor Produção e Melhor Autor de Texto Original no 1º Prêmio São Paulo de Incentivo ao Teatro Infantil e Jovem (ex-Prêmio Femsa).

#UmNovoJeitoDeGovernar