Agentes Comunitários de Saúde participam de Workshop com a UNOPAR

Os participantes receberam um certificado, participaram de sorteios de brindes e receberam bolsas de estudos

Os agentes Comunitários de Saúde e os agentes de endemias participaram hoje de um workshop com a Universidade UNOPAR sobre a Sensibilização acerca do Olhar Global do Agente comunitário para a comunidade, família e indivíduo.

Os 60 agentes que estiveram presentes, além de receber a formação, puderam tirar as suas dúvidas, receberam um certificado, participaram de sorteios de brindes e receberam bolsas para cursar uma universidade.

A Patrícia Santiago é agente comunitária na Unidade Básica de Saúde (UBS) Cidade Nova I e afirma que o entrosamento entre as unidades é muito importante. “A formação foi bem produtiva, porque infelizmente observamos, algumas vezes, que os agentes de saúde não se comunicam e acabam gerando um distanciamento entre as UBS, e isso é ruim, pois o trabalho do agente é muito importante, nós somos a porta de entrada na casa dos usuários e levamos mais saúde para a casa deles”, afirmou.

A palestrante foi a Gisela Nakazima, que é tutora do Curso de Serviço Social na UNOPAR. “Quando o agente chega a uma casa, não adianta olhar só o indivíduo. É preciso olhar todo o entorno familiar e social daquela pessoa, é necessário ter um olhar ampliado”, destacou.

A Parceria entre a Prefeitura já existe na Secretaria Municipal de Educação, onde também foram ministrados cursos e disponibilizadas bolsas de estudo, e agora essa parceria ampliou também para a Secretaria de Saúde. “As secretarias, como toda empresa, precisam de profissionais qualificados, então as concessões de descontos são um incentivo para os servidores e seus dependentes. Mas o mais importante, não são os descontos, e sim a oportunidade de mostrar como funcionam nossas modalidades de ensino e disponibilizar formações relacionadas às suas áreas”, afirmou a Gestora do Pólo de São Pedro da Aldeia, Daniela Miranda.

A coordenadora do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), Silvana Grimauth, afirma que a escolha do tema partiu de um levantamento feito pelo NASF e Atenção básica. “A gente percebeu a dificuldade do agente de saúde em entender o seu lugar e a sua importância, então essa parceria foi muito produtiva, pois vir alguém de fora, valoriza muito eles”, concluiu.

Texto: Júlya Costa

Fotos: José Carlos Rodrigues