A Feira de Ciências de Iguaba Grande foi um sucesso

A Feira de Ciências de Iguaba Grande (FECIG) que aconteceu na manhã de ontem (26), na Praça da Estação foi um sucesso. O evento realizado pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Educação e Cultura, contou com diversos stands representando nove escolas do município, além de algumas escolas da educação infantil e a Universidade Unilagos, que em parceria com a Secretaria de Saúde, trouxe um stand de saúde bucal para as crianças. O tema da feira deste ano foi “Agenda 2030”, que trata de um projeto de desenvolvimento sustentável e proteção do planeta. Na feira além dos stands, cada escola fez uma apresentação no palco, com demonstrações científicas, danças, exposição de trabalhos abordando a temática escolhida.

Segundo o Secretário de Educação e Cultura, Fred Carvalho, a feira de ciências já acontece todos os anos dentro das escolas, mas o diferencial este ano foi sair das quatro paredes e trazer para praça pública. “A ideia é difundir ciência, mostrar experimentos, apresentar a população o que os nossos alunos fazem e desenvolvem dentro da escola. A temática deste ano falou sobre sustentabilidade, reutilização, fontes alternativas e outros. O objetivo é popularizar aquilo que é um pouco enigmático para a nossa população”, esclareceu Fred.

Os professores de cada escola municipal tiveram a responsabilidade de criar sub-temas, para que, junto dos alunos, pudessem desenvolver diversos trabalhos, sempre com muita criatividade e inovação.

No stand da Escola Municipal Cláudio Moacyr, os alunos do 9° ano, Daniel Jesus e Cauã Carreiro, apresentaram a “ecobike”, que era capaz de gerar energia para carregar um celular ou até mesmo ligar um ventilador.

Já a E.M Nerea Esther Batista, trouxe um desfile onde todas as peças foram criadas pelos alunos com material reciclável, como jornais, revistas, encartes e outros. Estes foram apenas alguns de diversos trabalhos expostos na feira.

O Prefeito Vantoil esteve prestigiando a feira e ressaltou a importância do evento. “Estamos muito orgulhosos de poder mobilizar os alunos da nossa rede municipal de ensino para este grande encontro, que é esta feira de ciências. Esta é a máxima do nosso governo, cada vez investir mais na educação, na cultura e no aprendizado. É importante este evento ser aberto ao público para que a população tenha acesso e conheça o trabalho das nossas escolas. Com certeza esta grandiosidade ficará marcada na memória de cada aluno e participante do evento” – finalizou o Prefeito Vantoil.

#UmNovoJeitoDeGovernar