Em visita, secretário Estadual de Saúde, garante envio de verbas para a reforma da UPA de Iguaba Grande

O Secretário Estadual de Saúde do Rio de Janeiro, Alexandre Chiepette, garantiu o envio de recursos para a reforma da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), nesta terça-feira (14), durante inspeções aos equipamentos junto com o prefeito Vantoil Martins.

Ainda foram feitas visitas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), que estão em reforma, e ao Centro de Reabilitação e Tratamento de Pacientes Especiais Flores’cer.

“A Secretaria está à disposição para ajudar Iguaba no que for possível. Quero parabenizar pela gestão do prefeito Vantoil, porque vi aqui hoje uma cidade organizada, UBSs sendo reformadas, cobertura de 100% no programa Saúde da Família e projetos para melhorar cada vez mais a saúde do município”. Afirmou o secretário Estadual de Saúde, Alexandre Chiepette.

Para o Prefeito Vantoil Martins, a visita do secretário foi muito importante para trazer boas notícias, firmando ainda o compromisso do estudo para a construção de uma maternidade em Iguaba.

Nós estamos muito honrados em receber o secretário de Saúde, Dr Alexandre, que vem trazer boas notícias garantindo recursos para a reforma da nossa UPA e dando esperanças de estarmos futuramente recebendo uma maternidade na cidade, que poderá atender toda a região pela localização geográfica de Iguaba, que está no coração da Região dos Lagos.” Declarou o prefeito.

Iguaba Grande recebe visita de equipe da Empresa Pública de Transporte de Maricá para apresentação de projeto

O prefeito Vantoil Martins recebeu nesta terça-feira (16), representantes da Empresa Pública de Transporte (EPT) de Maricá. O encontro foi marcado para técnicos de Iguaba Grande entenderem como funciona o sistema, implantado por Maricá, de bicicletas compartilhadas, as “vermelhinhas de Maricá”.

As vermelhinhas são bicicletas públicas gratuitas, disponibilizadas pela prefeitura de Maricá. O sistema de bicicletas compartilhadas, não-motorizado, integra o sistema de transporte urbano já existente na cidade.

A visita foi para trazer parte dos estudos de implantação que Maricá produziu, para contribuir com a criação do projeto em Iguaba.

“O projeto foi implantado em março deste ano em Maricá. Já passamos das 100 mil viagens e estamos com 30 mil usuários cadastrados. Agora podemos também contribuir com nossa expertise para ajudar a Iguaba Grande no desenvolvimento que trará mais benefícios para a população”. Disse Tatiana Gomes Postiço, Diretora de Planejamento e Tecnologia da Autarquia EPT.

“Gostaria de agradecer ao prefeito Fabiano Horta e ao Presidente da EPT, Celso Haddad, em  nome do prefeito Vantoil, por disponibilizar uma equipe para nos ajudar nessa fase de elaboração do projeto. A cidade de Maricá tem servido de referência quando falamos de projetos bem sucedidos. Esse projeto das bicicletas beneficiará muito os moradores de Iguaba Grande, que poderão usar no dia a dia pela cidade e também ao fomento do turismo, pois é mais um atrativo para quem procura a Região dos Lagos na alta temporada.” Comentou o secretário de Planejamento, Eronildes Bezerra.

Participaram da reunião os Técnicos de Regulação da EPT, Ricardo Hartuiq e Victor Fortunato e a assessora Técnica Tayane Pereira, além do subsecretário de Governo de Iguaba Grande, Luiz Fernando Lima e do Vereador Marcelo Durão.

Prefeitura de Iguaba Grande fará Audiência Pública online para apresentar Lei Orçamentária Anual

Na próxima sexta-feira (17), às 15h, a secretaria de Fazenda de Iguaba Grande realizará uma Audiência Pública online, através das redes sociais da Prefeitura, para falar sobre a Lei Orçamentária Anual (LOA) do município para o ano de 2022.

Jorgino Fabiano, secretário de Fazenda do município, explica que o governo tem se dedicado por muito tempo para planejar estrategicamente uma LOA, que seja executada no plano orçamentário, financeiro e técnico indo de encontro aos anseios da população.

“Para alcançar o objetivo de atender efetivamente a população, precisamos da participação desta, tanto na fase de planejamento como de execução, de todas as ações previstas na Lei Orçamentária Anual”. Afirmou o secretário, que acredita ser imprescindível a participação dos munícipes na live.

Após a Audiência Pública, o Projeto de Lei será atualizado, a partir das indicações da sociedade e será encaminhado à Câmara de Vereadores para votação.

Entenda o que é a Lei Orçamentária Anual

A LOA condiciona todas as ações dos Governos Federal, Estadual e Municipal, ou seja, ela é uma proposta da Administração Pública que contém a previsão das receitas e a fixação das despesas para o exercício financeiro seguinte. Nenhuma despesa pública pode ser executada fora de seu orçamento estipulado.

É através da Lei Orçamentária Anual (LOA) que o governo define as prioridades contidas no Plano Plurianual (PPA) e as metas que deverão ser atingidas naquele ano.