Dia: 20 de julho de 2021

Iguaba vai ter 100 vagas para pré-vestibular expresso

Na foto: Chefe de Gabinete, Fábio Costa; Secretário Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Dr Serginho; Prefeito Vantoil Martins; Secretário de Governo, Jales Lins.

O prefeito Vantoil Martins, juntamente com o Chefe de Gabinete, Fábio Costa, e o secretário de Governo, Jales Lins, foram ao Palácio Guanabara para assinatura do convênio da Fundação CECIERJ – um órgão vinculado à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação- para o Pré-vestibular Expresso. Serão abertas 100 vagas para Iguaba Grande.

O Pré-Vestibular Expresso tem como objetivo auxiliar quem deseja se preparar para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e outros vestibulares. Será disponibilizado, gratuitamente, suporte pedagógico online e material impresso digital. Os alunos contemplados terão acesso à plataforma de estudos com postagem semanal de vídeoaulas, áudios, exercícios e simulados, preparados pela equipe de mediadores do Pré-Vestibular. Os estudantes vão receber o material impresso e digital de dez disciplinas, incluindo inglês e espanhol, um caderno de orientação acadêmica e um de exercícios.

A inscrição no programa será do dia 26 a 30 de julho, pelo site da Fundação Fundação Cecierj. . Podem se inscrever alunos que estejam cursando o terceiro ano do Ensino Médio ou que já tenham concluído. Os interessados deverão encaminhar, no ato da inscrição, documento oficial de identidade com foto e comprovante de escolaridade.

Concurso de Cosplay marca culminância da FLIG

A maneira remota não atrapalhou o sucesso da final da Feira Literária de Iguaba Grande (FLIG), com o tema “Dos livros às telas….Luz, Câmera e Educ Ação”, realizada pela secretaria de Educação e Cultura no último dia 16 (sexta-feira). O evento aconteceu dentro de todos os protocolos de segurança quanto a Covid-19, a começar pelo espaço oferecido pela Associação Profissional dos Instrutores de Aprendizagem, de Treinamento, de Formação e Orientação Profissional do Estado do Rio de Janeiro (APIERJ): uma quadra com capacidade para 4 mil pessoas, que abrigou não mais do que 200 pessoas.

A grande atração da FLIG, que teve por objetivo incentivar o processo de  desenvolvimento da leitura por meio da relação entre literatura e cinema de

forma lúdica, foi o concurso de Cosplay, disputado entre os alunos e funcionários das 15 escolas municipais em três categorias “Kids” para alunos do 3º ao 5º ano; “Teen” para alunos do 6º ao 9º ano; e “Master”, para todos os profissionais da educação das escolas municipais.
Os jurados, que premiaram os três primeiros lugares das categorias Kids e Teen, avaliaram indumentária, dificuldade de execução, a similaridade dos trajes, interpretação, qualidade do impacto e da apresentação.
Na categoria Master, a princípio só aconteceria o primeiro lugar, destacando a escola e o profissional, mas durante o evento ficou decidido a premiação também para o segundo lugar, por conta do empenho e desenvoltura de dos participantes.

Confira os vencedores das três categorias:

-> Kids:
O aluno Miguel Roberto J.de M. dos Santos ,( 3º ano) da E.M. Therezinha Pedrosa apresentou o cosplay do Pequeno Príncipe, conquistou primeiro lugar na categoria Kids e recebeu das mãos do Prefeito Vantoil Martins um notebook + uma cesta de livros.
Em segundo lugar o aluno Pedro Felipe Coutinho Macedo, 3º ano, da E.M. Sapeatiba Mirim, representou o Menino Maluquinho e alcançou o segundo lugar e recebeu um tablet e uma cesta de livros.
O terceiro lugar foi para aluna Ana Clara Braga Cordeiro, 5º ano, da E.M. Oscar Magalhães, representando a Hera Venenosa, e recebeu um fone sem fio e uma cesta de livros.

-> Teen :
Primeiro lugar : João Rafael Duarte M.de Assis, 12 anos do sétimo ano, da E.M. Maria Lucia de Oliveira Costa, interpretou o Chapeleiro Maluco, da Obra : Alice nos país das maravilhas
Segundo lugar : Rihana Moreira dos Santos, sexto ano, da E. M. Nerea Esther Batista Alcoforado Natividade, interpretou o João Grilo, da obra Auto da Compadecida.
Terceiro lugar : Ingrid Souza dos Santos e Luis Phellipe do Nascimento Lopes, do sexto ano, da E. M. Alice Canellas, interpretaram a Bela e a Fera.

-> Master :
Primeiro lugar : A profissional da E.M. Therezinha Pedrosa, Aline Duarte da Silva, representou a raposa da Obra Pequeno Príncipe. Aline foi premiada com um notebook e a escola com uma TV de 70 polegadas.
Segundo lugar : Nathlaia C. Machado Belizário da E. M. Claudio Moacyr, representou a Violet, da obra Fantástica Fábrica de Chocolate, que recebeu um tablet com chip para telefone.
De acordo com o secretário Fred de Carvalho, a estrela principal do evento é o aluno. “Com certeza, todos os participantes estão de parabéns, desempenharam muito bem seus cosplays. E esperamos que ano que vem possamos estar numa FLIG presencial e com mais atrações “- declarou Fred.
Os alunos da educação infantil ao 2º ano, que não estiveram participando do concurso de cosplay, também tiveram atividades destaques, sendo premiados em primeiro e segundo lugares.

Vale lembrar que os stands virtuais estão a disposição nas páginas oficiais da Secretaria de Educação e Cultura e das escolas municipais.