Agricultura incentiva munícipes e produtores rurais

A secretaria de Agricultura, Abastecimento e Pesca (SEAGRI) segue incentivando munícipes e produtores rurais através da distribuição de kits de sementes com 7 (sete) tipos diferentes e informações técnicas de plantio sobre cada espécie, entre elas: alface, couve, pimentão, jiló, berinjela, quiabo, cebolinha, salsa, coentro, beterraba, cenoura, melancia, abóbora ou repolho e sementes de culturas anuais como: milho e feijão. Para produtores rurais a quantidade é maior. Serão disponibilizadas também mudas de hortaliças produzidas na estufa da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Pesca.
Segundo o secretário da SEAGRI Vagnei Lessa, “A finalidade da distribuição das sementes é estimular os munícipes e produtores rurais a produzirem hortaliças frescas e saudáveis, consideradas orgânicas”.
Além da distribuição de sementes e mudas, a secretaria de Agricultura, Abastecimento e Pesca, continua atendendo aos produtores rurais interessados em se cadastrar para o serviço de mecanização agrícola, onde é disponibilizado um trator que faz o trabalho de gradagem, roçada e sulcagem e uma retroescavadeira para limpezas de lavoura e pastagem. Ambos com operadores, ficando o produtor responsável somente pela compra do combustível utilizado.
Os interessados pelos kits de semente poderão retirá-los diretamente na sede da SEAGRI, situada na Rua Dezoito, esquina com Rua Cinco – Sapeatiba Mirim – Iguaba Grande – RJ. Já as mudas estão disponíveis na estufa da secretaria, ao lado da horta.
Em relação a mecanização agrícola, os produtores deverão entrar em contato com a secretaria de Agricultura, Abastecimento e Pesca para realizar seu cadastro e agendamento.

Trilha Ecológica ganhará novas placas de sinalização

A secretaria de Meio Ambiente segue realizando a revitalização de toda sinalização da Trilha Ecológica, localizada no Parque Municipal Alípio Villanova Nascimento. O espaço, com pontes estruturadas anteriormente, continua sendo trabalhado para melhorar ainda mais a segurança de seus visitantes e definir novos percursos.
O projeto inclui:
– A instalação de novas placas de acesso ao Parque Municipal pelo bairro São Miguel, pela Rua Engenheiro Neves da Rocha e Estrada do Arrastão, a fim de melhorar o acesso e aumentar o número de visitantes;
– A troca de todas as placas, desde o inicio da trilha, trazendo informações sobre o tempo médio do percurso, assim como sua quilometragem total;
– Constituição de visitas guiadas através da guarda ambiental, que é capacitada para fazer o guiamento turístico e específico na parte botânica;
– A distribuição de um mapa a todos os visitantes, com informações relevantes a trilha.
– Implantação de um bebedouro.
Segundo o secretário de Meio Ambiente Vinícius Lavalle, “sabemos que não é o momento de comemoração, porém temos que analisar que o exercício físico combate ativamente a esse vírus, que tanto vem nos assolando. Por isso convidamos a todos, que num momento oportuno e de forma preventiva, venham conhecer o nosso parque repleto de belezas naturais existentes em nosso município.”
VOCÊ SABIA?
O parque funciona de terça a domingo, das 9 às 17horas. As segundas-feiras são realizadas as manutenções e conservação da trilha e do horto.
O espaço conta com 18 mil espécies de plantas (frutíferas, nativas, arbóreas e de paisagismo), e você ao visitá-lo pode levar para casa 2 (duas) mudas de sua escolha.

Secretaria de Obras realiza operação TAPA BURACO

As equipes do Departamento de Serviços Públicos da secretaria de Obras estiveram realizando ontem(18) a operação TAPA BURACO, equipamentos apropriados. Os materiais usados na operação foram o piche e massa asfáltica quente, ambos de ação rápida e fácil absorção.
As vias públicas públicas contempladas foram: Av. Paulino Pinto Pinheiro e Praça Edyla Pinheiro, no Centro; Praça da Estação e toda extensão da Avenida Iguabela.
A secretaria de Obras acredita que até hoje (19) alguns pontos de ônibus na Rodovia Amaral Peixoto também recebam a operação tapa buracos.