Caro visitante, informamos que, em conformidade com a Lei nº 9.504/1997, Art. 73, VI, b, nosso portal terá um conteúdo limitado durante o período eleitoral.
Pedimos desculpas por qualquer inconveniência que isso possa causar e agradecemos sua compreensão.

Vacina injetável substitui a oral contra a poliomielite a partir desta segunda (4)

Agora, só é necessária uma dose de reforço aos 15 meses de idade. A vacinação acontece na Casa de Vacina e nas UBSs

Vacina injetável substitui a oral contra a poliomielite a partir desta segunda (4)

A partir desta segunda (4), o esquema vacinal contra a Poliomielite vai mudar. O Ministério da Saúde vai substituir as duas doses de reforço com vacina oral poliomielite (VOP), conhecida como “gotinha“, por uma dose de vacina inativada poliomielite (VIP), que é injetável. 

A decisão foi baseada em critérios epidemiológicos, evidências científicas sobre a vacina e recomendações internacionais para deixar o esquema vacinal ainda mais seguro. Agora, com a gotinha deixando de ser utilizada, será necessária apenas uma dose de reforço com VIP, aos 15 meses de idade. O novo esquema vacinal será da seguinte forma: 

  • 2 meses – 1ª dose
  • 4 meses – 2ª dose
  • 6 meses – 3ª dose
  • 15 meses – dose de reforço

Em Iguaba, as vacinas são aplicadas na Casa da Vacina, no materno-infantil ou nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), com funcionamento de segunda a sexta. 

A poliomielite é uma doença contagiosa aguda e grave, caracterizada por um quadro de paralisia flácida causada pelo poliovírus selvagem (PVS) tipo 1, 2 ou 3 que, em geral, acomete os membros inferiores de forma irreversível e pode levar à morte. A vacinação é fundamental para a redução do risco de reintrodução do poliovírus no Brasil.

Galeria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *