Segurança Pública de Iguaba Grande será reforçada

Efetivo será intensificado no Centro e corporação receberá novos equipamentos

Em virtude dos últimos acontecimentos na cidade relacionados à segurança pública, a Guarda Civil Municipal de Iguaba Grande (GCMIG) intensificou sua equipe na Rua Paulino Pinto Pinheiro, no Centro e irá revitalizar a instituição com a aquisição de novos equipamentos.  Além disso, permanece o patrulhamento preventivo no município.

Desde o início do mês de agosto, a Guarda Civil realiza patrulhamento fazendo ronda nas escolas, monitoramento dos prédios públicos, fiscalização do trânsito e fiscalização ambiental.

A Prefeita Grasiella Magalhães, busca adequar o Município de acordo com a Lei Federal 13.022/14. Para isso, está providenciando a aquisição de mais uma viatura para a ampliação da frota, rádios de comunicação digitais, algemas, apitos e armamentos não letais como tonfas (uma espécie de bastão), Spray de pimenta e dispositivos elétricos incapacitantes.

O Secretário de Segurança e Ordem Pública Pablo Veras, afirma que os equipamentos serão empregados de forma consciente na manutenção da ordem e da segurança do município. “Gostaria de tranquilizar a população que, para o manuseio dos equipamentos não letais que serão adquiridos, todo o efetivo da Guarda Civil será capacitado previamente conforme exigido na Lei Federal 13.060/14”.

Outra novidade na secretaria é que será implantado como canal de comunicação entre a população e a Guarda Civil o telefone 153, que funcionará de forma similar ao 190 da Polícia Militar, com previsão de funcionamento para o ano de 2019. Além disso, encontra-se em processo de Licitação a instalação do sistema de videomonitoramento das principais ruas da cidade, o que será fundamental para a inibição e investigação dos delitos cometidos.

Texto: Júlya Costa

Foto divulgação