A Segunda Conferência Municipal, terá como tema: “Construindo a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano: Caminhos para Cidades Inclusivas, Democráticas, Sustentáveis e com Justiça Social”, com base no texto da 6ª Conferência Nacional, que deve acontecer no segundo semestre de 2025.
O evento acontecerá no auditório do clube APIERJ, das 8h às 18h, e tem como objetivo discutir políticas públicas que promovam um desenvolvimento urbano mais justo e sustentável, reunindo poder público, especialistas e sociedade civil, para elaborarem propostas, que melhorem a qualidade de vida na cidade. Entre os eixos de debate, estão: Gestão democrática e participativa; Direito à cidade e inclusão social; Sustentabilidade ambiental e urbanização; Financiamento e acesso à moradia digna.
Os interessados em participar da conferência, deverão se inscrever através do link de inscrição [ https://forms.gle/2ZVR6uMn6nfanySU7 ], até o dia 14 de abril, ou presencialmente, no dia e local do evento. A inscrição é gratuita e aberta a todos os cidadãos, entidades e representantes de movimentos sociais do município.
O secretário da pasta e vice-prefeito de Iguaba Grande, Marciley Lessa, afirma que “A Conferência é uma oportunidade para a população contribuir com sugestões, que influenciarão diretamente no planejamento da cidade. As propostas aprovadas serão encaminhadas às instâncias estaduais e federais, fortalecendo as políticas urbanas no município.” A iniciativa reforça o compromisso da gestão municipal com a participação popular e a construção coletiva de uma cidade mais acessível, sustentável e igualitária.