Caro visitante, informamos que, em conformidade com a Lei nº 9.504/1997, Art. 73, VI, b, nosso portal terá um conteúdo limitado durante o período eleitoral.
Pedimos desculpas por qualquer inconveniência que isso possa causar e agradecemos sua compreensão.

Secretaria Municipal de Educação realiza a FECIG 2024

A Feira de Ciências de Iguaba Grande trouxe como tema os biomas brasileiros

Aconteceu no último sábado (19), a FECIG – Feira de Ciências de Iguaba Grande – que nesta edição, teve como tema “Biomas do Brasil: diversidade, saberes e tecnologias sociais”. O evento foi realizado na Quadra Poliesportiva do Boa Vista para os alunos das escolas Alice Canellas, Cláudio Moacyr, Margareth, Maria Lúcia, Narciso, Nerea, Oscar Magalhães, Paulino, Sapeatiba e Therezinha Pedrosa. Já as escolas de educação infantil e creches realizaram a feira em suas próprias unidades.

Além dos trabalhos dos alunos, também estiveram presentes diversos parceiros como por
exemplo: Horto Municipal que distribuiu cerca de mil mudas de plantas nativas da flora regional, Ciência sob Tendas, um centro de ciência itinerante da UFF – Universidade Federal Fluminense -, que trouxe diversas experiências e atividades lúdicas para o público presente, além do SEBRAE que esteve presente com o programa JEPP (Jovens Empreendedores Primeiros Passos), que incentiva e ensina aos alunos sobre empreender desde muito cedo.

A parceria com o SEBRAE se fez presente na FECIG por meio da entrega de certificados aos professores e orientadores pedagógicos que participaram do programa JEPP e também promoveu o incentivo aos alunos da rede a empreender com a venda de quitutes feitos à base banana, como bolos e doces.

O espetáculo “Ciência ou Mágica?”, do Mágico Patrick, foi uma das principais atrações da feira e prendeu a atenção do público com diversas experiências ou mágicas que induziam os espectadores a pensar se o que viam eram feitos científicos ou pura magia.

A FECTI – Feira de Ciências, Tecnologia e Inovação -, que é um evento realizado em todo estado do Rio de Janeiro, enviou uma representante que analisou todos os trabalhos expostos na feira de ciências e selecionou três projetos que serão submetidos a uma nova avaliação e poderão estar na final da FECTI deste ano. São eles: Bactérias Magnéticas, da escola Cláudio Moacyr; Poste de energias sustentáveis, da escola Alice Canellas e Trilha Sustentável do município de Iguaba Grande, da escola Nerea.

Encerrando a FECIG, foram premiados os alunos da rede que foram destaque na OBA (Olimpíada Brasileira de Astronomia), os destaques da MOBFOG (Mostra Brasileira de Foguetes) e também os estudantes da escola Nerea que ficaram em segundo lugar na FECTI do ano passado.