A prefeitura de Iguaba Grande, por meio da secretaria de Pesca, divulgou o balanço dos primeiros 40 dias de trabalho da pasta. Promovendo o desenvolvimento sustentável e apoiando os pescadores da região, a secretaria iniciou o ano de 2025 com excelentes entregas.
O ano iniciou com uma série de parcerias, como a da Guarda Ambiental, que apresenta ações de conscientização e fiscalização da pesca predatória, principalmente na época do defeso. Outra parceria de sucesso é com a Emater-RJ que busca beneficiar a classe pesqueira, renovando o Convênio, já existente entre o município e a empresa.
Pensando na especialização da comunidade pesqueira, o secretário, Leandro Coutinho, se reuniu com a vice presidente da Uniarte, Ana Carla e a Sra Doris, da Escamart (arte com escamas de peixes) para viabilizar um curso de artesanato com escamas de peixes, buscando proporcionar mais uma fonte de renda para as famílias.
A lagoa também é uma das pautas principais da secretaria de Pesca que vem participando, junto a secretaria de Meio Ambiente e a equipe de Defesa Civil, de eventos sobre a preservação do local. O secretário participou, também, de reuniões no município de São Pedro da Aldeia com o objetivo de alinhar esforços e estratégias entre os municípios.
Ainda sobre a Lagoa, foi realizada a coleta de peixes para envio ao Laboratório da Embrapa, uma forma de realizar estudos sobre a saúde do pescado promovendo o desenvolvimento sustentável do local.
Pensando no bem estar da classe pesqueira, o secretário recebeu o Superintendente do Ministério do Trabalho para uma futura instalação de um Posto de atendimento na cidade, garantindo assim o direito dos pescadores. “Estamos sempre buscando maneiras e estratégias para proporcionar o melhor para todos, valorizando cada vez mais a nossa classe”, comentou Leandro.
Outra pauta importante já em andamento pela secretaria de Pesca, é o Festival do Pescado, evento regional que acontecerá em Iguaba Grande, em parceria com a secretaria de Turismo e a Associação da Praia da Pitória, localizada em São Pedro da Aldeia, onde os pescadores do município terão a oportunidade de comercializar suas mercadorias.