Secretaria de Meio Ambiente realiza Consulta Pública de apresentação do Parque Natural Municipal de Iguaba Grande

Projeto vai fomentar o turismo ecológico e preservação da biodiversidade

Para proporcionar aos iguabenses qualidade de vida e gerar desenvolvimento econômico e sustentável, a Secretaria de Meio Ambiente realizou, na manhã desta terça-feira (12) a Consulta Pública de apresentação do Parque Natural Municipal de Iguaba Grande, última etapa para oficializar o projeto de unidade de conservação. Estavam presentes Secretário e Subsecretário de Meio ambiente, Francisco Neto e Paulo da Cunha, o Secretário de Turismo, Marco Aurélio Gama, representante do Inea – Instituto Estadual do Ambiente e da Guarda Ambiental Municipal.

A Unidade de conservação conta com, aproximadamente, 200 mil m² e visa a preservação de ecossistemas naturais e dos recursos hídricos, segundo o Subsecretário de Meio Ambiente, Paulo da Cunha. “Agora temos, efetivamente, essa área registrada onde vamos fomentar o turismo, trilhas, quiosques, estacionamento, e toda infraestrutura elaborada pela Prefeitura. Além disso, o espaço será aberto para as universidades pesquisarem nossa Mata Atlântica, fauna e flora”, declarou Paulo da Cunha.

O loteamento foi licenciado e é considerado uma Área de Preservação Ambiental (APA), contendo a planta araçá, jaboticaba do mato e a aroeira, que é a espécie de árvore de maior concentração no local. Francisco Neto, Secretário de Meio Ambiente, destacou a importância do Parque. “Esse trabalho vem sendo elaborado há um tempo e, hoje, foi apresentada a última etapa para preparação dessa área de grande potencial de preservação e de estudo para os munícipes e visitantes. Eu me orgulho muito de ver esse projeto acontecendo em Iguaba”, disse Francisco Neto.

Além de todos os benefícios ambientais, o Parque Municipal irá proporcionar recreação e estimular o turismo sustentável com trilha ecológica, o que vai agregar para o turismo na cidade. “Tudo que tem vindo para o nosso município tem agregado ao turismo na cidade. Iguaba está ganhando um grande presente com esse Parque Natural. Esse projeto vai gerar turismo, que ajuda a fortalecer o desenvolvimento da cidade”, ressaltou o Secretário de Turismo, Marco Aurélio Gama.

Um dos participantes da Consulta Pública foi o morador Joarez Costa, presidente da Associação de Moradores e Amigos do Bairro União (AMABU) que, na oportunidade, contribuiu com várias sugestões para a localidade com o início do Parque Municipal. “A minha família sempre viveu no local e, para nós, a preservação do local é importante. Nós precisamos dessa integração para proteção ambiental. A minha comunidade cresceu e nós temos muito tempo de trabalho no bairro União. Meu desejo é que esse empreendimento seja de bom impacto tanto para o meio ambiente, quanto para a construção civil, gerando emprego”, declarou o morador.

Texto: Lívia Lisle

Fotos: Thiago Almeida